pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/02/2022

Memórias importantes.

MV Bill conta na primeira pessoa a sua história em A Vida me Ensinou a Caminhar

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/02/2022

Não há dúvida de que MV Bill é um dos nomes mais importantes do hip hop brasileiro. O MC adoptou os alicerces do movimento para a sua própria vida e, para além do seu trabalho como músico, também luta constantemente pelo levante das comunidades carenciadas, com um trabalho especial no CDD, dando voz às pessoas que lá vivem e denunciando o abandono e o descaso por parte das autoridades públicas. O artista carioca é responsável por uma obra que mudou a mente (e até a vida) de muitas pessoas ao longo dos anos. E agora, finalmente, os momentos e conquistas mais importantes da sua carreira serão reunidos num livro escrito pelo próprio.

A Vida me Ensinou a Caminhar será lançado no dia 15 de Abril deste ano, pela AGE. A pré-venda do formato físico ficará disponível no site da editora entre os dias 18 de Fevereiro e 30 de Março.

Dividida em 27 capítulos, a obra reúne histórias nunca contadas sobre o abandono paterno e as responsabilidades que tinha de assumir na infância. A sua experiência na Cidade de Deus, uma comunidade no RJ onde foi criado e pela qual luta activamente, também fazem parte da narrativa, bem como dos caminhos que percorreu para se estrear na música em 1991 com o grupo Geração Futuro.

No livro, Bill também aborda alguns momentos revolucionários para o hip hop brasileiro, como a visita da primeira Comitiva de Hip Hop recebida por um Chefe de Estado no Palácio do Planalto, em Brasília, ocorrida em 2002. Mesmo discriminados pelos meios de comunicação e parte da sociedade, MCs, grafiteiros, b-boys, DJs e produtores musicais – incluindo Edi Rock e KL Jay, do Racionais MC’s, GOG e Rappin Hood – tiveram uma reunião com o então Presidente Lula e o Ministro da Cultura Gilberto Gil.

Para quem escreve letras como as de “Soldado do Morro”, um livro pode não ser tão complicado, mas isto não é sobre isso. A verdade é que Bill tem escrito livros desde 2005: Cabeça de Porco ou Falcão antecedem o novo livro.

A arte da capa de A Vida me Ensinou a Caminhar é assinada por Fred Messias, e a foto é do reputado fotógrafo Marcos Hermes.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos