Mulatu Astatke ao vivo em Lisboa e Braga no arranque de 2019

[FOTO] Direitos Reservados

Mulatu Astatke actua nos dias 11 e 12 de Janeiro em Lisboa e Braga, respectivamente. O lendário músico etíope tem concertos marcados para o Capitólio e Theatro Circo de Braga.

Com mais de 50 anos de carreira, Mulatu Astatke é uma lenda viva da música africana, responsável por fundir o cancioneiro tradicional da Etiópia com as linguagens do jazz, tão em voga nos Estados Unidos da América e na Europa no decorrer dos anos 60. Mulatu estudou música em Londres ou Nova Iorque, tendo sido o primeiro aluno africano na prestigiada Berklee College of Music, de Boston.

Apesar de multi-instrumentista, a “posição” que lhe é mais natural é atrás do vibrafone, tarefa desenvolvida durante a maior parte da carreira. Já tivemos a oportunidade de ouvi-lo, através de recriações, em temas como “Longevity”, de J-Live, “Pure Uncut”, de 8Ball, ou “Wild Cowboys”, de Sadat X.

Com o virar do milénio, Mulatu Astatke ligou-se à britânica Strut Records, especializada na cena de dança afrobeat, e trabalhou de perto com o projecto The Heliocentrics. No ano passado, a Strut reeditou-lhe o clássico Mulatu Of Ethiopia, um original de 1972 que ainda serve de fonte de inspiração para os beatmakers: Roc Marciano ou Vic Spencer utilizaram-no como base para as suas rimas num passado bastante recente.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team