Philippe Cerboneschi, membro da dupla Cassius e pioneiro do denominado french touch, morreu ontem, em Paris. A informação foi confirmada por Sebastien Farran, agente do produtor e DJ, que esclareceu as causas da morte: “Sofreu uma queda acidental da janela de um andar alto de um edifício parisiense.”
Do rap ao rock, passando pela pop, Zdar nunca se fechou numa só caixa, trabalhando com nomes como MC Solaar, Phoenix, Kanye West, Beastie Boys, Kindness, Pharrell Williams e Justice, entre outros.
Apesar de ter elevado a música de tantos artistas com o seu toque particular, o pináculo da sua inovação encontra-se na discografia das bandas do qual fez parte. Cassius (com Hubert Blanc-Francard) e, sobretudo, Motorbass (dupla que criou com Etienne de Crécy) lançaram discos como 1999 e Pansoul, respectivamente, obras que marcaram a história da música de dança a partir de França, colocando-os ao lado de gigantes como Daft Punk e Air.
Zdar e Boom Bass preparavam-se para lançar o quinto álbum, o sucessor de Ibifornia, editado em 2016. Dreems, se tudo correr conforme previsto, será editado amanhã.