A notícia foi ontem (26 de Dezembro) dada pela família do rapper: OG Maco morreu aos 32 anos devido a sequências de um tiro auto-infligido na cabeça.
Nascido Benedict Chiajulam Ihesiba Jr. a 23 de Abril de 1992, o artista de College Park, Georgia, estreou-se com um single em 2014 da melhor maneira possível. “U Guessed It” colocou o seu nome nas bocas do mundo pela forma singularmente sombria com que abordava a estética trap e manteve-se como a sua mais popular faixa ao longo de toda a carreira. O tema valeu-lhe a entrada no plantel da Quality Control Music, a editora de gente como Migos e Cardi B, rotulando o então jovem OG Maco como uma das grandes promessas do hip hop sulista.
Nos anos que se seguiram, o MC foi implacável no capítulo dos EPs e das mixtapes, tendo editado inúmeros trabalhos dentro deste registo, bem como somou algumas colaborações sonantes, com Zaytoven, BJ The Chicago Kid, Cardo, Diplo, JID ou 2 Chainz (que remisturou a badalada “U Guessed It”) à cabeça. A vida acabaria por dar uma grande volta em 2016, quando o seu corpo sofreu inúmeras fracturas devido a um acidente de viação. Posteriormente, em 2019, foi-lhe diagnosticado fasceíte necrotizante, uma infecção rara e grave que deixou parte do rosto desfigurado.
Apear de ter continuado a lançar alguns projectos, a sua popularidade desceu para níveis bastante residuais comparando com a altura em que envergava as cores da Quality Control Music. Esta conjuntura de problemas trouxe-lhe ainda uma depressão, empurrando-o para ainda mais longe das luzes da ribalta. The God Of Rage (2021) foi o último trabalho que editou a solo.