pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Jeff Henrikson
Publicado a: 14/10/2024

Nova Iorque perde uma das suas lendas.

Morreu o rapper e produtor Ka

Texto: ReB Team
Fotografia: Jeff Henrikson
Publicado a: 14/10/2024

A triste notícia chegou durante a noite de ontem: um novo post na conta de Instagram de Ka dava conta da morte do rapper e produtor, de apenas 52 anos, no passado dia 12 de Outubro.

Kaseem Ryan nasceu a 11 de Agosto de 1972 e iniciou a sua jornada no hip hop durante a década de 90, fundando grupos como Natural Elements e Nightbreed. Foi já com estatuto de veterano que, em 2008, apresentou Iron Works enquanto primeiro álbum a solo, cujo título viria ainda a servir para dar vida ao seu próprio selo discográfico e carimbar todos os seus restantes trabalhos de forma independente.

Em 30 anos de serviço na cultura hip hop, a veia poética de Ka sempre serpenteou de forma exímia por entre aquilo que viveu nas ruas e o lado mais introspectivo que a prática do rap oferece, tendo servido de exemplo para as canetas cristalinas de gerações vindouras, como por exemplo Navy Blue, com quem trocou versos em “In Good Hands” e “We Living / Martyr”. Honor Killed the Samurai (2016), Descendants of Cain (2020) e A Martyr’s Reward (2021) estão entre os seus trabalhos em nome próprio mais emblemáticos, tendo a sua escrita servido ainda para tingir os universos de outras parcerias que formou, como Hermit and the Recluse e Dr. Yen Lo. Roc Marciano, GZA e Preservation estão entre os colaboradores que foi amealhando ao longo da caminhada.

Além das rimas, o artista de Brownsville era ainda capitão dos bombeiros daquele bairro da zona de Brooklyn, Nova Iorque, tendo sido dos primeiros a dar resposta aos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra o World Trade Center.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos