A fatídica notícia foi dada pela mulher e agente do músico americano: Joey DeFrancesco morreu no passado dia 25 de Agosto contando apenas 51 anos.
Foi ao leme de um Hammond B-3 que DeFrancesco se tornou num dos músicos de jazz mais bem reputados da sua geração. O talento foi-lhe detectado cedo e All of Me, o seu primeiro álbum, foi editado quando tinha apenas 17 anos e já sob o moldes de um contrato discográfico profissional com a Columbia Records. Atento aos seus dotes estava Miles Davis, que não demorou a chamar o então jovem de Springfield, Pennsylvania para tocar na sua banda de palco e em Amandla, um dos últimos trabalhos liderados pelo lendário artista que inspirou DeFrancesco a investir tempo também no trompete.
Em 2019 e 2021, Joey aliou-se à Mack Avenue para editar In The Key Of The Universe e More Music, respectivamente. Os dois discos dão por fim a uma caminhada de mais de três décadas, durante as quais passou por casas como a Blue Note ou a Concord Jazz, tendo ainda tido a oportunidade de se ter cruzado em estúdio ou em palco com outras grandes figuras do género, como Ray Charles, John McLaughlin ou Diana Krall.