Morreu o baterista Hal Blaine

[FOTO] Michael Ochs Archives/Getty Images

A notícia chegou durante a noite de ontem através do Facebook: o baterista Hal Blaine perdeu a vida aos 90 anos de idade, devido a causas naturais, segundo confirmou o seu afilhado Andy Johnson.

Nascido em Massachusetts, no ano de 1929, Hal Blaine especializou-se na bateria durante a sua juventude, tendo ingressado na big band de jazz de Count Basie, com quem andou em digressão. As atenções viraram-se para o rock com a chegada da década de 60, quando ingressou nos The Wrecking Crew, um grupo de músicos de sessão, cujo nome fora dado pelo próprio Blaine.

Depois de trocar os palcos pelos estúdios, Hal começou a estabelecer a sua própria reputação enquanto baterista, tendo sido convidado a participar em inúmeros êxitos do rock e da pop da época. Pet Sounds, clássico dos Beach Boys que contém os temas “I Get Around” ou “Good Vibrations”, foi tocado na íntegra por si. Frank Sinatra, Elvis Presley, Simon & Garfunkel, The Byrds, Barbra Streisand, The Ronettes ou Sonny & Cher — todos eles tiveram Hal Blaine ao comando da bateria em alguns dos seus temas mais sonantes.

No arranque do milénio, o músico, juntamente com toda a The Wrecking Crew, foi homenageado e integrado no Rock’n’Roll Hall of Fame, com a instituição a destacá-lo como alguém que “tocou em mais hits do que qualquer outro baterista na era do rock, incluindo 40 singles no primeiro lugar das tabelas de vendas e outros 150 que chegaram ao top 10.”


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team