Morreu Luciano Barbosa, líder dos Repórter Estrábico

[FOTO] Filipa Brito

Luciano Barbosa, vocalista e líder dos Repórter Estrábico, morreu na passada quinta-feira, dia 2 de Maio. A informação foi confirmada pelo seu irmão Rodrigo Vaz ao jornal Público. Não se sabem ainda as razões do óbito do músico, que contava 60 anos de idade.

Natural de Londres, Gonçalo Vaz, o seu verdadeiro nome, comandou os destinos da banda portuense desde a década de 80, inaugurando o catálogo com Uno Dos, em 1991. Num texto publicado na Blitz, Rui Miguel Abreu, director do Rimas e Batidas, escrevia sobre o disco:

“PODE argumentar-se, olhando para o panorama da música portuguesa do arranque dos anos 90, que em 1991 a maior parte das bandas ainda tinha a cabeça na década anterior. Mas Uno Dos, estreia em álbum dos Repórter Estrábico, é um trabalho verdadeiramente moderno: pop rock que acolhe no seu seio toda a influência da revolução conduzida nas músicas de dança pela música eletrónica. Tudo saído do cérebro de Luciano Barbosa, com ajuda na produção de Vítor Rua e a marca distintiva oferecida pela presença do performer António Olaio no grupo. Um som diferente a ecoar o que se ouvia nos clubes do Porto.”

Lançariam ainda 1 Bigo (1994), Disco de Prata (1995), Mouse Music (1999), Requiem (2002) e Eurovisão (2004). Em 2018, o grupo mostrou o seu mais recente single, “Separa o Lixo”.

O autor de “techno pop irónico” deixa um legado de canções inventivas que cruzaram o rock, a electrónica e o humor e que marcaram o panorama musical português.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team