pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2024

O pianista e cantor tinha 88 anos.

Morreu Les McCann, um dos músicos mais samplados de todos os tempos

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2024

Les McCann, vocalista e pianista de jazz com uma abundante discografia — em que se contam inúmeros títulos como líder e outros divididos com artistas como Richard Groove Holmes, Jazz Crusaders, Gerard Wilson ou Eddie Harris —, faleceu no passado dia 29 de Dezembro, tal como noticiado pelo New York Times após comunicado divulgado pelo seu manager de longa-data, Alan Abrahams. O artista veterano contava 88 anos e não sobreviveu à pneumonia que o tinha levado a ser hospitalizado.

Samplada por uma enorme variedade de artistas de múltiplas gerações — de Snoop Dogg e Dr. Dre aos A Tribe Called Quest, Massive Attack, Notorious B.I.G., Pete Rock, ScHoolboy Q, Westside Gunn ou MIKE —, a música lançada ao longo de décadas por Les McCann em editoras como Pacific Jazz, Limelight, World Pacific, Atlantic ou Impulse! simboliza a própria evolução histórica de uma era que percorreu o caminho entre o bop e as mais tardias experiências de cruzamento com a soul e outras músicas populares.

McCann nasceu em Lexington, Kentucky, a 23 de Setembro de 1935 no seio de uma família com sólidos interesses musicais. O seu ai era fã de jazz e encorajou a educação musical do jovem Leslie, que cedo aprendeu rudimentos de tuba e de bateria que lhe permitiram ingressar nas marching bands das escolas que frequentou. Em entrevistas concedidas ao longo da sua carreira, o músico sempre sublinhou ter sido sobretudo um pianista autodidacta que aprendeu em modo solitário. Mais tarde, Les McCann ganhou um concurso de canto quando se encontrava a cumprir serviço militar na marinha americana, facto que o terá levado a comparecer no mítico The Ed Sullivan Show. McCann declinou convites de Cannball Adderley e fundou um trio que, em finais da década de 50 do século passado, chegou a apresentar-se ao vivo como formação quer acompanhava o cantor Gene McDaniels. Foi McDaniels, aliás, quem escreveu “Compared to What”, tema que se revelou um êxito quando incluído no alinhamento do álbum Swiss Movement que McCann gravou ao vivo no festival de jazz de Montreux juntamente com o saxofonista Eddie Harris, em 1969.

Juntamente com Harris, mas também com uma dream team soul em que se contavam os talentos de Ike e Tina Turner, de Wilson Pickett e das Staples Singers, além de Santana e outros artistas, Les McCann apresentou-se ao vivo em Accra, no Gana, em 1971, num festival de afirmação do poder da música negra e de celebração da independência daquele país africano.

Entre os seus grandes clássicos contam-se os álbuns New to The Big City, de 1970, ou o incontornável Talk to The People, registo produzido por Joel Dorn para a Atlantic que abria com uma versão de “What’s Going On” de Marvin Gaye, e ainda Layers, registo de 1973, uma vez mais produzido por Dorn, que inclui o tema “Sometimes I Cry” de onde os Massive Attack tiraram a base rítmica para “Teardrop”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos