Morreu John “Jabo” Starks, baterista de James Brown

[FOTO] Direitos Reservados

O mundo da música perdeu John “Jabo” Starks no passado dia 1 de Maio. O histórico baterista notabilizou-se ao lado de James Brown e B.B. King e é um dos artistas mais samplados de sempre.

John Henry Starks desapareceu aos 79 anos. Para trás fica uma carreira de entrega ao groove manifestada em centenas de gravações que alimentaram muitas produções no universo da música electrónica e do hip hop graças ao recurso ao sampling, especialmente no caso do trabalho desenvolvido ao lado de James Brown. Foi ele o responsável pelo groove de funk suado que ouvimos em músicas como “The Payback”, “Get Up (I Feel Like Being A) Sex Machine” ou “Cold Sweat”, todas elas sampladas centenas de vezes, segundo os registos do WhoSampled.

 



John “Jabo” Starks ocupa ainda um lugar no pódio referente aos temas mais reciclados de todos os tempos. “Think (About It)”, de Lyn Collins, foi produzido por James Brown em 1972 e conta com Jabo na bateria. Até aos dias de hoje, a faixa foi recortada e colada, para dar vida a música nova, mais de duas mil vezes por gente como J Dilla, The RZA, Jamie xx, Kanye West, Run The Jewels, Logic, J Cole, Joey Bada$$ ou, entre tantos outros, Lauryn Hill e EPMD.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team