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Texto: ReB Team
Fotografia: Bill Carrier Jr.
Publicado a: 06/12/2022

Um dos responsáveis por fazer a soul brotar do sul dos EUA.

Morreu Jim Stewart, o fundador da Stax Records

Texto: ReB Team
Fotografia: Bill Carrier Jr.
Publicado a: 06/12/2022

A notícia foi avançada esta terça-feira: Jim Stewart morrera serenamente e rodeado pela sua família. O homem que fundou a Stax Records tinha 92 anos.

Quando, aos 18 anos, se mudou de Middleton para Memphis para entrar na universidade, Stewart ia apenas com um violino e uma vontade enorme de ingressar na indústria musical. Viveu da música em part-time, tendo passado por algumas bandas locais, e precisou de arranjar outros trabalhos para se sustentar. Foi em 1957 que, inspirado pelo sucesso da música country e exemplos locais como o de Elvis Presley, com quem viria a trabalhar no futuro em Elvis At Stax, começou a gravar artistas numa garagem emprestada e, após um ano, viu a irmã juntar-se também ao negócio da então chamada Satellite Records.

Depois de se afirmarem dentro do estado de Tennessee e perceberem que já existia outra editora com o mesmo nome, Jim Stewart e Estelle Axton usaram as primeiras letras dos seus apelidos para dar origem à Stax Records, numa altura em que o interesse pela country ia dando lugar ao fascínio pelo rhythm and blues, que estava a dar os primeiros passos. Com o sul dos EUA a atravessar uma das fases mais conturbadas da sua história, a Stax fintou o caminho da segregação e acolheu no seu catálogo alguns dos músicos negros mais importantes de sempre, rivalizando apenas com uma outra casa editorial de enorme reputação, a Motown.



Com Booker T. & the M.G.’s enquanto in-house band, a Stax prosperou principalmente entre 1962 e 1975, altura em a direcção declarou a falência da label e o protagonismo se desvaneceu. À data de hoje, a editora que impulsionou a estética sulista do cancioneiro soul ainda se encontra em actividade, mas serve, sobretudo, para carimbar reedições e não tanto para fomentar o aparecimento de novos artistas. Durante o seu período mais áureo, a Stax e a sua subsidiária Volt possibilitaram o lançamento de mais de 300 álbuns e 800 singles, que tiveram como intérpretes Otis Redding, Isaac Hayes, Sam & Dave, The Staple Singers, Johnnie Taylor, Albert King, Rufus & Carla Thomas ou os próprios Booker T. & the M.G.’s. Com centenas de placements nas principais tabelas de vendas norte-americanas, oito GRAMMYs no currículo e várias bandas sonoras conduzidas para filmes de blaxploitation — a para o Shaft foi mesmo o lançamento mais bem-sucedido do selo —, a Stax marcou a cultura pop das décadas de 60 e 70 e serviu de fonte de inspiração para novas mutações sónicas dentro do jazz e do rock ou para os fenómenos inéditos do hip hop e da electrónica.

Já afastado das grandes lides da indústria, Jim Stewart viu o seu percurso ser-lhe reconhecido pelo Rock and Roll Hall of Fame, que imortalizou o seu nome em 2002. Numa das últimas aparições em público, em 2018, o executivo e produtor doou o seu violino à colecção permanente do Stax Museum, que hoje ocupa o espaço que em tempos serviu de quartel-general da editora, no 926 E McLemore Avenue, em Memphis.


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