pub

Publicado a: 08/11/2016

Morreu Jean-Jacques Perrey, um dos pioneiros da música electrónica

Publicado a: 08/11/2016

Jean-Jacques Perrey, músico francês, morreu aos 87 anos vítima de um cancro nos pulmões no passado sábado. Os sintetizadores foram uma das suas grandes paixões e proporcionaram-lhe a admiração de artistas como os The Beatles ou Beastie Boys, entre outros.

Apaixonado pelos Moog e viajante com o Ondioline – precursor do sintetizador que recriava o som dos instrumentos sinfónicos, Perrey partiu da França para os Estados Unidos da América nos anos 60 e fez dupla com Gershon Kingsley, protegido de John Cage. A solo estreou-se em 1957 com Prelude au Sommeil e teve uma carreira preenchida com mais de duas dezenas de lançamentos em nome próprio ou em colaboração.

O hip hop também prestou a sua homenagem ao samplá-lo várias vezes: “E.V.A” foi usado pelos Gang Starr, Pusha T, A Tribe Called Quest ou Dr. Octagon e os Beastie Boys homenagearam-no no com The In Sound From Way Out! em tributo ao álbum com o mesmo nome editado em 1966 pela dupla Perrey & Kingsley.

Deixou a medicina pela música em boa hora: o seu legado fala por si. Deixamos aqui o clássico Moog Indigo, um exemplo do uso pioneiro do Moog num contexto mais pop que se revelou uma profunda influência em muitas gerações de músicos. Foi aqui, por exemplo, que Money Mark aprendeu tudo. E que Luke Vibert bebeu o suficiente para mais tarde se cruzar com o seu mestre.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos