pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2025

Um ícone da Costa da Caparica.

Morreu Don Falcon, rapper, DJ, bboy e um dos fundadores da Crazy Jungle Crew

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 02/01/2025

Morreu Pedro Falcão, mais conhecido no universo do hip hop como Don Falcon. A notícia foi partilhada por diversas pessoas ligadas ao artista nas redes sociais durante esta quinta-feira, 2 de Janeiro. Não foi confirmada a causa da morte deste rapper, DJ e bboy que foi um dos fundadores da Crazy Jungle Crew, bastião da cultura hip hop na Costa da Caparica.

Criado no Alto do Pina, em Lisboa, Don Falcon foi desde cedo para o outro lado do Tejo, onde tinha uma casa de família. Foi lá que conheceu Dino da Cruz e Mário “Kwanhama” Contreiras, na altura os Double C, um duo de bboys angolanos radicados em Portugal para quem Don Falcon passou a servir como DJ. 

Pedro Falcão terá sido um dos primeiros DJs a passar regularmente hip hop na noite de Lisboa, sendo que no início da década de 90 era habitual no circuito do Bairro Alto, nomeadamente em espaços como Os Três Pastorinhos e Captain Kirk. Foi Don Falcon quem apresentou os Double C aos artistas locais de hip hop, que por sua vez passaram a convidar os bboys para concertos e festas. Estava a semente plantada para, em 1996, fundarem a Crazy Jungle Crew na Costa da Caparica com vários outros rappers, bboys e entusiastas locais da cultura hip hop.

Don Falcon foi um dos mais activos membros deste núcleo duro que dinamizava importantes festas na Costa e que se tornou uma das alas da infame Máfia Suliana, super-colectivo que na segunda metade dos anos 90 aglomerava uma série de crews da Margem Sul. Em 2000, Falcon, Dino da Cruz e Mário “Kwanhama” Contreiras formaram uma crew de breaking com outros bboys da Grande Lisboa, os 7ª Atitude, que também integravam Zé Acid, Drive, Alfa e Master, havendo também afiliados como Crazy, Chicago, Dentinho, Puffy, Regi ou Hexa. Actuaram e deram aulas por todo o país.

A viver há vários anos em Paris, Don Falcon foi um dos poucos membros da Crazy Jungle Crew a editar música. Ao longo dos anos, lançou projectos e inúmeros singles, assinando também algumas colaborações. Em 2005, apresentou o álbum 1 Mundo de Sentimentos. É possível descobrir a sua obra através do seu perfil no BandCamp. Pedro Falcão foi ainda actor, tendo participado em telenovelas da TVI no início dos anos 2000. Em 2024, foi um dos artistas que cederam material determinante para concretizar a exposição Filhos do Meio – Hip Hop à Margem no Museu de Almada – Casa da Cidade.

A família iniciou entretanto uma angariação de fundos para ajudar com as despesas funerárias. Qualquer pessoa pode contribuir com o valor que desejar.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos