pub

Publicado a: 15/11/2016

Morreu o DJ pioneiro David Mancuso

Publicado a: 15/11/2016

Nascido em 1944, David Mancuso era um jovem na Nova Iorque de 1970 quando criou a festa Love Saves the Day que inspirou o título do excelente livro de Tim Lawrence que documentou a cena de clubes na grande maçã no formativo e rico período dos anos 70. Mancuso desaparece aos 72 anos de causas ainda não divulgadas.

Sobre Mancuso, Greg Wilson escreveu que “uma das maiores ironias sobre David Mancuso prende-se com o facto de ser apontado como um dos maiores DJs de sempre apesar do próprio sempre ter preferido o termo ‘anfitrião musical'”. De facto, inspirado pelas acid parties de Timothy Leary durante a exploratória década de 60, Mancuso desenvolveu um particular conceito de festas e de Djing: um excelente sound system, música escolhida criteriosamente e apenas um gira discos para interferir o mínimo possível na música eleita para cada “viagem”.

Daqui emergiram os famosos Loft Classics, uma espécie de códice de clássicos incontornáveis que a editora britânica Nuphonic transformou em duas fantásticas antologias carregadas de música brilhante, de Manu Dibango e Sun Palace a Brian Briggs ou Ten City. Ao longo dos anos estes “loft classics” foram bastantes vezes relançados em versões de legalidade duvidosa para fazerem face à procura que nunca esmoreceu, sinal claro do génio de Mancuso.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos