Morreu Clyde Stubblefield, icónico baterista de James Brown

[FOTO] Direitos Reservados

 

Clyde Stubblefield, talvez o baterista mais samplado de todos os tempos, morreu ontem aos 73 anos, vítima de insuficiência renal. A causa de morte foi confirmada por Jody Hannon, mulher de Stubblefield.

Um dos pilares do som criado por James Brown, o baterista também foi crucial na história do hip hop: “Funky Drummer” tem um dos breaks de bateria mais requisitados de sempre por artistas como N.W.A., Dr. Dre, Public Enemy, Jay-Z, Mos Def, LL Cool J, Slum Village, entre milhares de outros exemplos.

Cold Sweat“, “Ain’t It Funky Now“, e “I Got the Feelin’” são clássicos de Mr. Dynamite que definiram o funk e não seriam possíveis sem os grooves de bateria de Clyde Stubblefield – Questlove que o diga. Stubblefield lançou três discos a solo após a saída da banda de James Brown e criou raízes em Madison, Wisconsin desde 1971 até à sua morte, actuando com frequência semanal na cena musical local.

Após morte de Prince, que considerava o baterista um dos seus ídolos, a Billboard revelou que o artista de Minneapolis teria ajudado a pagar as pesadas contas de hospital de Stubblefield que não tinha seguro de saúde.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team