pub

Publicado a: 13/03/2016

Momentum Crew é campeã mundial de breakdance

Publicado a: 13/03/2016

[FOTO] IR Films & Photography

A Momentum Crew é campeã mundial de breakdance. O grupo do Porto venceu o troféu no último fim de semana em Marselha, França. Cerca de cinco mil pessoas assistiram à final entre a crew portuguesa – que contempla várias nacionalidades – e a crew Arabiq Flavour de França. Antes, os B-boys que representavam Portugal tinham batido a crew de Taiwan, nos quartos-de-final, e a equipa japonesa, na meia-final, cujo vídeo já está disponível:

 


A criação da Momentum Crew remonta a 2003, quando Max e Mix, inspirados pelo B-Boy Kujo, da Califórnia, decidiram avançar para a criação de uma família em torno do conceito de “momentum” clarificado por Kujo: “um movimento sem atrito, um impulso contínuo”, nas palavras de Max. Perante a ideia algo estranha em Portugal de formação de uma crew, legado da cultura hip hop ao mundo, Kujo terá dito algo tão simples como “tudo o que é preciso para começar uma crew são duas pessoas…”

“Esta crew nunca procurou gente, sempre quisemos crescer, mas nunca perseguimos gente e números”, esclarece Max, porta-voz da Momentum Crew. “Eu sei fazer de um mau b-boy um bom b-boy, mas não sei fazer de uma má pessoa uma boa pessoa”. Max refere-se ao espírito positivo que sempre norteou a construção desta família.

Pela história da Momentum Crew passam nomes como DRI ou Jump, Pedro, Ivo, Magic ou ainda Lagaet, Deeogo, Bruce, XXL, Macumba e Mad Dog. B-boys que em diferentes momentos protagonizaram diferentes ligações ao espírito e missão da crew. Hoje em dia, activos a nível competitivo, estão Max, Mix, Lagaet, Deeogo, Pedro, Bruce, XXL e Macumba, os membros da crew responsáveis por coleccionarem títulos um pouco por todo o mundo.

E a verdade é que a sala de troféus da Momentum Crew impõe respeito em qualquer lado do planeta. No International Breakdance Event realizado na Holanda, a Momentum Crew foi tri-campeã em 2011, 2012 e 2013, sendo o primeiro colectivo no mundo a conseguir essa proeza; Na Hip Hop Connection realizada em Itália, ganharam as competições “2 para 2” e “grupo para grupo” em 2012; No R 16, realizado na Coreia do Sul, um dos mais férteis habitats de B-Boys do mundo, onde competem as 16 melhores crews do planeta, nas batalhas “1 para 1”, Lagaet classificou-se em segundo lugar em 2009 enquanto nos confrontos “grupo para grupo” a Momentum conseguiu levar a melhor sobre a crew Rivers da Coreia, uma das mais respeitadas do mundo; na Chelles Battle Pro que tem lugar em Paris, foram até às meias finais em 2008, batalharam a dream team do Japão e levaram a melhor, em 2013, sobre a dream team americana; Na Raw Circles da Bélgica também coleccionaram títulos mundiais e europeu. No mês passado, o grupo de Max Oliveira, Mix, Lagaet, Deeeogo, Bruce, Makumba, Robert e XXL já tinha vencido a European Battle Pro, na Alemanha… A Momentum Crew tem mais títulos do que um jornal, sem a menor sombra de dúvida. E aos títulos juntam participações em eventos importantes, do Red Bull BC One ao Rock In Rio e daí até ao programa televisivo que conquistou audiências, Portugal Tem Talento, onde chegaram à finalíssima.

Auto-suficiente, a Momentum Crew inspira-se sobretudo na profunda ligação que existe entre todos os membros, gente com diferentes histórias no b-boying: há quem tenha descoberto esta cultura no final da adolescência e quem a tenha abraçado logo aos 12 ou 13 anos. É dessa multiplicidade que nasce o carácter único da Momentum Crew. Max explica que o estilo “muito forte” da Momentum Crew “demorou muitos anos a aprimorar e tem uma energia comum a todos os seus b-boys que é muito própria”. “A maneira de abordar a música que o DJ toca é muito própria, é mesmo a nossa impressão digital”, refere Max.

A Momentum Crew já levou os seus power moves, tricks, o seu estilo e criatividade no top rock e no footwork, a sua “impressão digital”, enfim, até muitos pontos do globo – da Austrália à Sibéria, da Coreia do Sul à Rússia e daí até à Ilha da Reunião, vários pontos dos Estados Unidos, Brasil, Croácia, Jordânia, Israel, Líbano, Eslovénia ou Marrocos. O que faz pleno sentido numa crew onde além da portuguesa se erguem nacionalidades diversas – Mix veio da Bielorússia, Lagaet da Martinica, Bruce da Rússia. Mas cada um sente que pertence, ao contrário do que dizem os passaportes, à Momentum Crew e a essa enorme nação de B-Boys que por todo o planeta faz dos desafios às leis da física uma arte singular, sempre em movimento, poética e visualmente deslumbrante.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos