pub

Mix inédita de J Dilla acaba de ser revelada pelo Boiler Room

[FOTO] Brian Cross

O Boiler Room acaba de divulgar uma mix inédita de J Dilla datada entre 1999 e 2000 que é uma amostra preciosa dos hábitos de audição (e sampling) do malogrado mestre de Detroit nessa época. A mix que tem por título Back to the Crib é agora revelada como parte da promoção da reedição do álbum The Shining, trabalho que a britânica BBE lançou postumamente em 2006, ano do desaparecimento de Dilla. A BBE já tinha anteriormente lançado o incrível Welcome to Detroit, em 2001.

 



A reedição de The Shining será feita, desta vez, no formato luxuoso de caixa de sete polegadas com 10 singles.

Recuperamos aqui duas críticas ao mesmo trabalho de J Dilla assinadas por Rui Miguel Abreu para duas publicações diferentes em 2006.

 


dilla shining

J Dilla

“The Shining”

BBE/Skool

 

Dilla não limpava o pó aos discos que samplava e assim, de alguma forma, samplava muito mais do que baterias, secções orquestrais e baixos profundos. Dilla samplava histórias e sentimentos e tudo isso encontrava eco nas suas produções que quebravam tantas regras antigas como erguiam novas. Os samples eram humanizados pelo erro e a colocação dos bombos era mais estética que matemática. Dilla tinha tanta alma que era capaz de dar um ataque de coração a um sequenciador. “The Shining” tem mais uma série desses momentos: vão direitos a “Love”, tema com Pharoahe Monch e vão perceber tudo. Dilla é tão grande… Rui Miguel Abreu

Dilla morreu, mas não desapareceu. Depois da edição do álbum de instrumentais “Donuts” na Stones Throw, cabe agora à britânica BBE a vez de se juntar ao coro que sagra a carreira de J Dilla. Nos Slum Village ou como parte dos Soulquarians ao lado de D’Angelo e Questlove, J Dilla afirmou-se como um produtor de classe e um dos únicos que provou ser capaz de trabalhar de ambos os lados da barricada que separa o mainstream e o undergound. Neste álbum, MCs como Common ou MED e cantores como D’Angelo ou Dwele mostram o seu respeito entregando-se a pedaços de paraíso criados por Dilla. E todos ganhamos.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos