pub

Texto: ReB Team
Fotografia: marisaownsacamera
Publicado a: 20/07/2022

Sempre à procura do ângulo mais fresco.

Mishlawi: “Estou no processo de criar o meu próximo projecto”

Texto: ReB Team
Fotografia: marisaownsacamera
Publicado a: 20/07/2022

É, sem dúvida, um dos rappers mais versáteis no activo em Portugal, deixando isso bem claro de tempos em tempos: falamos de Mishlawi, que voltou a deambular entre linguagens (neste caso as do drill e do r&b) em “Mo Money Mo Problems” e “That’s Me”, este último na companhia de Ivandro, Kyle Quest e Carl Karlsson. Nos seus dois últimos singles, o artista ex-Bridgetown mostra mais um pouco do que andou a fazer depois de Solitaire (2019); aproveitando esses lançamentos, o Rimas e Batidas meteu a conversa em dia com o músico.



Comecemos pela criação do instrumental do “That’s Me”. Podes falar sobre o papel que cada um (tu, o Kyle Quest e o Carl Karlsson) tiveram para chegarmos a este resultado final?

Eu, o Kyle e o Carl fazemos sessões de estúdio regulares desde 2018, sessões que sempre foram mais focadas na produção. Sempre gostei de fazer beats e loops com eles, é uma maneira diferente de criar em comparação com a habitual sessão de songwriting e gravação de voz que normalmente faço. Neste beat, os acordes e melodias foram tocados pelo Carl, com alguma direção minha e do Kyle. Eu o Kyle focámo-nos mais nas drums e em criar o ritmo do beat com a maioria dos elementos de percussão gravados por nós. Por curiosidade, o snare da música, por exemplo, o Kyle fez com a boca.

Quando é que o Ivandro entra na jogada? E porquê ele para se juntar a ti nesta faixa?

A ideia base da música foi feita quase um ano antes da sessão de estúdio que fiz com o Ivandro onde ele gravou o verso dele. Eu já tinha a ideia original do beat e o conceito do refrão antes do Ivandro ouvir, mas sempre achei que a música estava a pedir algo mais, talvez uma outra voz para trazer mais dinâmica e um momento novo. Nós os dois fizemos uma viagem em grupo com uns amigos em comum, saímos juntos e falámos sobre quando íamos entrar em estúdio juntos e basicamente ficou logo acordado para o dia seguinte. Fomos para o estúdio, mostrei-lhe a “That’s Me” e o resto do processo foi muito natural.  

Voltaste com um tema mais pesado e de cadência drill em “Mo Money Mo Problems” e agora voltaste a uma onda mais r&b em “That’s Me”. Estas músicas foram feitas no mesmo espaço de tempo? Como é que equilibras estes dois lados que tens?

Às vezes tenho fases mais de um género ou cadência dependendo do tipo de música que estou a ouvir mais em determinada altura, mas a maior parte do tempo acho que não é uma coisa muito calculada. Estas músicas por acaso foram gravadas em alturas diferentes mas pode acontecer num dia fazer dois sons de r&b e no dia seguinte entrar no estúdio e gravar uma música inteira de rap sem melodias. Depende mesmo daquilo que estou a sentir no momento ou daquilo que os produtores com quem trabalho me apresentam numa sessão.

O que é que podemos esperar para o teu futuro? Estas faixas fazem parte de algum álbum ou agora estás a pensar single a single?

Agora estou no processo de criar o meu próximo projecto que em princípio vai sair nos primeiros meses do próximo ano, e para o resto deste ano gostava de lançar mais umas músicas soltas.

Uma última pergunta mais desviada do assunto, mas que contigo fará sempre sentido questionar: fizeste remixes de faixas da Cíntia ou do Yuri NR5 nos últimos anos e colaboraste com o Zara G, por exemplo, numa fase precoce da carreira dele. Alguns novos artistas portugueses que andem a tocar mais nas tuas colunas e com quem tivesses vontade de lhes dar o mesmo tratamento que deste aos outros?

Estou sempre a prestar atenção aos novos artistas de Portugal e ansioso para ver o que os próximos anos trazem de estilo de música nova. Estou sempre numa de colaborar e trocar ideias com pessoal novo que ache que tenha uma cena fresh, mas também estou muito interessado em encontrar novos artistas dos Estados Unidos e UK para colaborar. Acho que é a melhor coisa para eu também crescer como artista nesta fase da minha carreira.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos