O Lisboa Dance Festival anunciou que terá um after hours no Ministerium Club e conversas e debates com os mais importantes divulgadores musicais portugueses, demonstrando assim vontade de se destacar dos outros certames.
O Ministerium Club passa assim a ser o quinto espaço do festival e traz consigo dois nomes sonantes do techno alemão: Norma Nodge e Alex.Do, que actuam nos dias 4 e 5 de Março, respectivamente. Expandido para mais um espaço, o festival passará a fechar portas às 9 da manhã. O primeiro dia conta com a participação de Amulador (Gare Club) e Fusco e o segundo trará as presenças de Schuro e HNRQ. O acesso a esta sala será livre para todos os portadores de pulseira do festival e limitado à sua capacidade de lotação.
No que toca à aprendizagem, as TALKS vão juntar alguns dos melhores divulgadores, músicos e pensadores da cultura musical portuguesa na tarde de 5 de Março, estando divididos em três formatos: debates, seminários e Masterclasses. Os debates contarão com a presença de elementos ligados ao Rimas e Batidas, entre eles Rui Miguel Abreu, director da publicação que será o moderador no encontro, Bruno Martins, redactor e DarkSunn, criador de um podcast mensal no ReB. Serão estes os responsáveis por trocar ideias sobre a evolução do hip hop, juntando-se a eles Fred Ferreira, baterista dos Orelha Negra. A batida de Lisboa também estará em cima da mesa e contará com Vítor Belanciano, jornalista do Público, como moderador, estando já confirmados DJ Marfox, um dos artistas responsáveis pela expansão desta sonoridade, e Rastronaut da Enchufada.
O vinil tem tido um aumento de vendas, as lojas têm que arranjar formas de contornar as novas maneiras de consumirmos música e a maneira como ouvimos música electrónica são os três assuntos escolhidos para serem discutidos por José Moura (Flur), Jorge Caiado (Carpets & Snares, Groovement) e Magazino (Bloop), sendo Luís Oliveira, radialista da Antena 3, o moderador. A rádio também vai enfrentando os novos desafios da era digital e a troca de ideias passará pelo novo papel que a plataforma de divulgação vai tendo no panorama musical português. Isilda Sanches, radialista da Antena 3, será responsável por moderar, enquanto Nuno Reis, Henrique Amaro e Carlos Cardoso dissertam sobre o que pensam desta temática.
Saindo dos debates, passamos para os seminários. Bruno Cardoso e Luís Clara Gomes, também conhecidos como Xinobi e Moullinex, ensinam-nos os passos necessários para a edição de um disco em vinil, Rui Torrinha (Groovement) aborda a criação e o management de uma editora e Nuno Saraiva (A.M.A.E.I.) esclarece-nos sobre os direitos para os artistas e editoras. A aprendizagem não pára por aqui e temos as masterclasses, oportunidades fantásticas de aprender com os artistas. DJ Ride traz dicas para scratch e produção, Slow J encarrega-se da mistura e masterização e Moullinex mostra a sua habilidade com os sintetizadores.
Num cartaz que ainda poderá sofrer mais entradas, podemos contar com as presenças de Sven Väth, Âme ou as editoras Príncipe Discos e Monster Jinx. A aposta foi feita no melhor que se faz na música electrónica, lá fora e cá dentro. O Lx Factory é o espaço escolhido para o receber o certame nos dias 4 e 5 de Março e os bilhetes estão à venda por 40 euros, passe de dois dias, até 3 de Março, passando a ter o custo de 50 euros a partir desse dia.