Minguito, Shaka Lion ou Odete na programação dos próximos meses da OUT.RA

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Rodrigo Pinel

A associação sem fins lucrativos OUT.RA continua a estimular a dinâmica cultural no Barreiro e nesse sentido acaba de ser desvendar a sua programação até Maio, com enfoque no espírito mais desalinhado — da electrónica exploratória ao jazz livre, passando pelo drill, há por ali espaço para muitas propostas entusiasmantes.

A dia 3 de Maio, assinala-se a III Noite da Raposa, um encontro que “junta novos criadores locais e regionais nas áreas da música electrónica dançante, da síntese modular e da ambient music”. A produtora Odete é um dos destaques absolutos, nome underground que aí levará o EP Matrafona depois de, muito recentemente, ter marcado presença em Ponta Delgada para a última edição do Tremor. Estarão patentes também as regeneradoras frequências que Simão Simões cultivou no disco strel (editado pela Rotten // Fresh), a flauta processada de que se serve Violeta Azevedo para construir paisagens sonoras, e o psicadelismo de Diogo Carneiro enquanto MIMIMIC. Tudo isto se faz no “Horário de Verão“, cortesia de Nada-Nada, o projecto pop de Cláudio Fernandes. O bilhete tem o custo de cinco euros.



Duas semanas depois, no dia 18 de Maio, a Baía do Tejo abre as portas do edifício A4 para celebrar a produção electrónica (e de drill) local do Barreiro, com o colectivo Linha Amarela em complemento a Kikko b2b George Silver, Minguito e Off Lero 999. Além da sua co-curadoria, o luso-brasileiro Raul Windson empresta a sua alquimia ao evento na pele de Shaka Lion.

A 21 de Junho, a Biblioteca Municipal recebe o prolífico guitarrista Luís Lopes, cujo historial com o rock e o típico circuito de bares o levaram a fazer arte que a jazz.pt descreveu como “livre de amarras formais”. Mas Lopes é apenas um entre vários nomes internacionais que figuram nesta festa do free jazz, além do violoncelista de Chicago Fred Lonberg-Holm e do baixista norueguês Ingebrigt Haker Flaten e do baterista português Gabriel Ferrandini.

No dia 4 de Julho, o espaço recebe uma performance do mítico guitarrista Sir Richard Bishop — quatro anos depois de ter editado as Tangier Sessions pela Drag City, trabalho a que se sucederam edições na Unrock incluindo, já com data de 2019, uma colaboração com David Oliphant numprojecto repartido com outra dupla de título Carte Blanche.

A agenda fica completa com concerto que os Lonker See, quarteto psicadélico vindo da Polónia, darão a 7 de Junho na Gasoline – Associação Cultural e Desportiva; a primeira parte compete aos locais Lunnar Lhamas.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team