O MIL promete sacudir o Beato de 8 a 11 de Outubro e o leque de artistas convocados para ajudar nessa missão já está definido. O certame lisboeta fechou hoje o cartaz com a adição dos últimos nomes.
Entre as apostas mais ousadas destacam-se as batidas que estabelecem pontes entre Portugal e Angola vindas das mãos de Mano Jio, RS Produções e Vanyfox. Já Pedro da Linha volta a ter uma oportunidade de tocar em Lisboa, mas desta vez fá-lo com um novo projecto ao vivo que serve para antecipar o seu próximo álbum. Do rap nacional, YANG, Tixa e MAR fazem parte da reinvenção sónica do género e ambos têm andado ocupados a trabalhar em música nova — o primeiro lançou este ano astros e afetos, a segunda apresentou-se recentemente em Tixa, prazer e a terceira está a preparar Cuica, o seu primeiro álbum.
O alinhamento ganha contornos futuristas com o duo 7777 の天使 (de Swan Palace e DRVGジラ), que promete uma experiência audiovisual imersiva entre glitch e dream pop. A tradição açoreana surge modernizada na voz e guitarra de Romeu Bairos, que este ano lançou o primeiro LP Romê das Fürnas, onde contou com a produção do ícone do indie nacional B Fachada. Rislene, cabo-verdiana sediada em Paris, é uma das vozes mais promissoras do R&B cantado em crioulo e está também assegurada para o MIL’25.
O programa completo do festival contempla 56 nomes e pode ser consultado no cartaz abaixo.