pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/05/2025

Portugal e Brasil em destaque.

Mike11, Zudizilla, AJULIACOSTA ou Marquise são alguns dos nomes já confirmados para o MIL’25

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/05/2025

Fiel à sua missão de revelar o que de mais impactante está a florescer no mundo da música, o MIL regressa a Lisboa entre os dias 8 e 11 de Outubro. São quatro dias intensos de descoberta sonora, com um programa que mistura apresentações ao vivo de talentos nacionais e internacionais com as habituais convenções, onde profissionais da cultura trocam experiências e debatem o estado actual da arte.

Entre as primeiras confirmações, denota-se a forte presença brasileira no cartaz, num gesto curatorial que traduz uma crescente irmandade musical entre o nosso país e os representantes da lusofonia do outro lado do Atlântico. A estreia em solo português de Xênia França, vencedora de um Grammy Latino para Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2023 e símbolo da contemporaneidade afro-brasileira, promete ser um dos momentos mais esperados desta edição. Juntam-se-lhe os versos contundentes e bem arrojados da rapper AJULIACOSTA, representante de uma nova geração de mulheres no hip hop, bem como o groove cosmopolita movido a jazz e soul de Zudizilla ou a nova voz da MPB que é Flor.

A música nacional também brilha com intensidade própria: Mike11, guitarrista lisboeta que funde a tradição da guitarra portuguesa com o R&B moderno, leva ao palco do MIL uma proposta sonora singular que rompe fronteiras entre o fado e o trap, com a promessa de ter um novo álbum nas ruas entretanto — segundo anunciou há dias no Instagram, Amor Maestro chega já no dia 30 de Maio. Também a representar a armada lusa estão os Marquise, um dos nomes mais intrigantes da nova cena rock portuguesa, eles que lançaram este ano Ela Caiu, disco que foi analisado por cá em maior detalhe através de uma entrevista de Francisco Galante à banda portuense. Inês Marques Lucas, ClericBeast e Carolina Miragaia fecham as contas desta primeira lista de projectos nacionais convocados.

Mas há mais. Os irlandeses Yard, os polacos vgtbl.pl e os espanhóis MDA e Roy Borland também se incluem nesta já vasta programação, que promete continuar a crescer até ao arranque das festividades. Os músicos, bandas e DJs portugueses que também queiram integrar a edição deste ano do MIL têm até ao dia 15 de Junho para inscrever os seus projectos através deste formulário.

Os bilhetes para os quatro dias do certame estão à venda por 50€ (apenas concertos) ou 80€ (acesso aos concertos e convenções).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos