pub

Publicado a: 21/09/2015

Meu Kamba: as batidas dos trópicos africanos param quinta-feira no Lux

Publicado a: 21/09/2015

Rocky Marsiano regressa a Portugal na quinta-feira, dia 24 de Setembro, para levar o seu projecto Meu Kamba a uma das salas nobres do clubbing lisboeta: o Lux, em Santa Apolónia.

Será uma actuação em que Marko Roca apresentará as várias vertentes das ideias musicais que os espíritos africanos despertam na sua produção, desde que criou, em 2014, o disco Meu Kamba. O projecto começou com um desafio lançado pelo produtor luso-croata com residência em Amesterdão a Rui Miguel Abreu (RMA, director desta nobre casa): escolher 10 a 15 discos da vasta colecção de vinis de RMA para tentar produzir um álbum com samples desses discos. A escolha do RMA recaiu em LPs com origem na África lusófona.

Meu Kamba trouxe uma nova visão artística a Rocky Marsiano. O hip hop corre-lhe no sangue, com claras influências dos ritmos jazz e funk, bem como as viagens ao Brasil tropical graças aos discos da mãe guardados no sótão. Agora Rocky Marsiano descobre ligações ao balanço de África e acrescenta-lhe duas novas dimensões ao vivo: Meu Kamba Sound System – quando divide os pratos e mesas de mistura com o amigo RMA – e Meu Kamba Live – ao levar para o palco as suas máquinas e uma série de músicos para desenhar um lado orgânico com espírito bem vivo a esta ideia que não tem paragem em controlos de fronteiras para mostrar passaportes.

Se até agora Rocky Marsiano tem separado estas duas concepções em espectáculos distintos, na quinta-feira vai juntá-las, ainda em que em momentos diferentes, como explica o programa do Lux: “Vai primeiro apresentar-se com músicos e vocalistas, partindo da electrónica para África e daí para o espaço. Depois, veste a pele de DJ e convoca o seu Meu Kamba Sound System para injectar Angola, Cabo Verde, Guiné e Moçambique, São Tomé e Brasil – e Lisboa, claro – na pista de dança, mantendo sempre a pressão elevada, para que nenhum corpo deixe de responder.”

E há mais: um dos convidados especiais desta festa de amigos e irmãos – kambas – é Djeff Afrozila, uma verdadeira bomba afro-house que parte de Luanda para as pistas do mundo.

Deixamos um cheirinho daquilo que será a noite de balanços no Lux: “um mix inspirado no live set que fizemos durante o fantástico Vodafone Mexefest de 2014. Apenas música de Anogola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné e São Tomé e Príncipe”.

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos