Editado hoje, “03:13” é o mais recente avanço de III, o terceiro álbum de Memória de Peixe. O disco será lançado pela Omnichord Records no início de 2025, mas a sua pré-apresentação ao vivo pode ser vista e escutada numa digressão nacional que se estenderá pelos próximos dias.
Depois de, em Setembro, apresentarem “Good Morning”, uma canção introspectiva e renovadora que combina elementos de jazz, hip hop e rock alternativo, a banda estreou agora “03:13”. Este segundo single mergulha numa atmosfera cinematográfica e surrealista, marcada por uma fusão de texturas psicadélicas e jazz experimental, com o saxofone electrizante de José Soares a juntar-se à formação base do grupo que, com vista ao LP que se avizinha, assenta num power trio composto por Miguel Nicolau (guitarras, electrónica, vozes), Filipe Louro (baixo, electrónica, vozes) e Pedro Melo Alves (bateria, electrónica, vozes).
O homónimo Memória de Peixe (2012) e Himiko Cloud (2016) foram os trabalhos já lançados sob a alçada deste projecto, conhecido pelo seu som inventivo e pelas suas dinâmicas e marcantes performances ao vivo. Agora, com III, o conjunto embarca numa nova fase criativa, explorando sonoridades que reflectem as tensões e inspirações do presente. Miguel Nicolau é quem lidera este grupo desde o início, trazendo uma abordagem inovadora que combina improvisação e narrativa, enquanto que os recentes reforços de Louro e Melo Alves adicionam novas camadas de complexidade e emoção às composições.
Ao longo dos próximos dias, os Memória de Peixe vão andar na estrada para dar a conhecer ao público a que soa o seu registo discográfico seguinte, III. Tudo começa amanhã, 5 de Dezembro, na Sala 6 (Barreiro), seguindo-se passagens por Galeria Zé dos Bois (Lisboa, dia 6), GrETUA (Aveiro, dia 7), Maus Hábitos (Porto, dia 12), Salão Brazil (Coimbra, dia 13) e Festival Impulso (Caldas da Rainha, dia 14).