Já é conhecido o calendários das festas do Maus Hábitos para o último mês do ano, com os projectos musicais assentes no formato de banda em grande destaque para a despedida de 2024.
Das recomendações a fazer pela redacção do Rimas e Batidas, a primeira recai sobre reinvenção da tradição pela via da electrónica de OMIRI, que poderá ser escutada já esta sexta-feira (dia 6). No sábado (dia 7) a dose é a quadruplicar com uma nova sessão de Super Bock Super Nova: Them Flying Monkeys, 800 Gondomar, Krypto e The Ema Thomas dividem o cartaz da sala portuense.
Com mais de uma década de vida, o projecto Memória de Peixe (de Pedro Melo Alves, Miguel Nicolau e Filipe Louro) vai regressar com um novo disco pela Omnichord Records no início de 2025, mas aqueles que se dirigirem ao 4º piso do número 178 da Rua de Passos Manuel no dia 12 poderão escutá-lo antecipadamente ao vivo. Dia 13 é a vez dos Humana Taranja, banda do Barreiro que tem aplicado um cunho bem criativo à estética rock e que editou recentemenre EUDAEMONIA. SlimCutz, DarkSunn, E.A.R.L., Veelain e Xando integram o lineup escolhido pela Monster Jinx para mais uma Purple Hazin que está marcada para o dia 14.
O hardcore nacional tem nos Hetta um dos seus mais recentes fenómenos e o grupo do Montijo sobe até ao Porto para dividir o alinhamento da 10ª edição da rubrica Aspirina (dia 19) com os Diskrasuki. Salvador Menezes é um dos membros fundadores de You Can’t Win, Charlie Brown, mas dirige também um projecto a solo enquanto Tipo, nome com o qual rubricou este ano o segundo álbum Vigia, que merecerá uma apresentação no Maus Hábitos no dia 20.
Santa Lúcida é o novo conjunto criado de Alexandra Saldanha e Nuno Duarte, duas das mentes por detrás de Unsafe Space Garden, e toma de assalto a sala portuense logo após o Natal, no dia 26. A conceptualidade rítmica do Ensemble Hemiptera vai até ao Maus Hábitos no dia 27 com uma performance em torno de uma peça criada em colaboração entre Julian Sartorius e o Ensemble ET|ET. O Bar Dançante (de João Não e Mike El Nite) regressa à casa onde nasceu para a grande festa de arromba que marca o final do ano, tomando conta do sistema de som durante a noite que marca a transição de 31 de Dezembro para o primeiro dia de Janeiro de 2025.