O colectivo GANA lançou ontem “Manhãs de Nevoeiro”, o segundo single do seu muito aguardado álbum de estreia, previsto para o último trimestre de 2025.
A faixa conta com a presença incontornável de Maze, figura seminal do hip hop português e membro dos icónicos Dealema, mas a ficha técnica nota também a presença da voz da cantora e poeta Cátia M. Oliveira, mais conhecida como A garota não. O metafórico videoclipe, captado num ringue de kickbox, é realizado por Tiago Cerveira.
Com este novo tema, GANA revela uma faceta mais introspectiva e densamente poética, afastando-se da melancolia urbana de “Mundo a Sós“, o primeiro avanço do disco de apresentação, revelado em Fevereiro último. “Manhãs de Nevoeiro” mergulha nas águas turvas do rap consciente, com versos que desenham imagens de morte simbólica e renascimento, cruzando spoken word e uma produção mais alternativa.
Depois dos EP Aproximações (2018) e GANA (2022), e da vitória no Festival de Música Moderna de Corroios em 2022, a banda composta por Raffa, Zandré Ramos, Freddy C. e Dosha prepara agora um disco com 14 faixas e várias colaborações de peso, bem como uma digressão que já conta com três datas confirmadas — o quarteto passa pela BlackBox (Corroios) a 21 de Junho, seguindo-se o Festival M (Coimbra) no dia 19 de Julho e uma actuação em Arruda dos Vinhos (num local ainda a revelar) no dia 15 de Agosto.
Em Abril passado, a propósito de uma pré-apresentação do álbum de estreia no BOTA, em Lisboa, o colectivo concedeu uma entrevista a Ricardo Farinha para o Rimas e Batidas.