[FOTO] Direitos Reservados
Mars by 1980: The Story of Electronic Music é o título do novo livro de David Stubbs, autor do fantástico Future Days, um dos mais importantes livros sobre o krautrock disponíveis em língua inglesa. O novo livro do jornalista que tem vasta obra publicada na imprensa britânica desde meados dos anos 80 — do Melody Maker à Wire, passando pela Uncut ou Guardian — será publicado pela Faber & Faber em Agosto próximo.
Numa declaração nas suas redes sociais, Stubbs clarificou o ângulo de Mars By 1980: “Este é o melhor título que já arranjei; “The Story of Electronic Music” é o âmbito que defino na introdução. É a minha história. Por exemplo, dispenso mais parágrafos para discutir a importância de Joanna Catherall e Susanne Sulley dos Human League do que a fazer o mesmo com Pierre Henry (que eu considero ser enorme e não se preocupem, caso estejam preocupados, o Pierre Schaeffer tem direito ao seu próprio capítulo). Essa pode parecer uma falha”, explica ainda o autor, “mas com um limite de palavras há que fazer sacrifícios de maneira a manter os aspectos importantes da narrativa. espero que gostem, fiz o meu melhor”.
Com 464 páginas, Mars By 1980 pode ter poupado nas palavras mas será, ainda assim, um documento generoso que certamente trará importantes pontos de vista sobre a fascinante história da música electrónica.
Além de nomes ligados a movimentos de vanguarda, como os já citados Pierre Henry ou Pierre Schaeffer, centrais na definição da música concreta em França no período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, David Stubbs analisa a importância de nomes como Stevie Wonder, Depeche Mode, Giorgio Moroder, Pet Shop Boys ou Laurie Anderson.
No press release oficial declara-se que David Stubbs mapeia a evolução da música electrónica, “uma história de rebeldes, sonhadores do futuro que ultrapassaram resistência conservadora, tecnologia primitiva e caos sónico”.
O livro já se encontra disponível em pré-encomendas na Amazon ou, por exemplo, na Bleep.