O pianista Mark de Clive-Lowe — neozelandês com ascendência em parte japonesa, mas que agora está baseado em Los Angeles — prepara-se para lançar o ambicioso sucessor de Church, trabalho de 2014. Heritage é a primeira parte de uma nova série de dois álbuns com que pretende reflectir sobre o lado japonês da sua herança, pessoal e cultural.
Para tanto, de Clive-Lowe reuniu uma banda de verdadeiros pesos-pesados que reflecte também a sua experiência de vida em Los Angeles, facto que aliás já havia marcado o seu trabalho anterior: o saxofonista alto e flautista Josh Johnson (cujo currículo inclui trabalho ao lado de artistas como Leon Bridges ou Esperanza Spalding), o saxofonista tenor Teodross Avery (Talib Kweli/Mos Def), Brandon Eugene Owens (Terrace Martin/Robert Glasper), Brandon Combs (Moses Sumney/Iman Omari) and Carlos Niño (Build An Ark/Lifeforce Trio).
De acordo com a comunicação do artista, este novo álbum inspira-se em histórias de infância, na mitologia japonesa e nas suas próprias vivências no país. Mark de Clive-Lowe assina quase todas as composições, excepto duas peças tradicionais do Japão — uma em cada álbum — com que traduz a sua espiritual e real ligação a essa cultura. A primeira versão é para “Akatombo”, tema presente no alinhamento de Heritage que se assume aqui como uma delicada peça executada solitariamente ao piano. Juntas, as peças e os títulos dos dois álbuns pretendem formar uma narrativa.
O material para este duplo “painel” foi gravado ao longo de três noites no Blue Whale Jazz Club de Los Angeles, situado no bairro de Little Tokyo, a que se seguiu um dia em estúdio em que o líder acrescentou uma camada de electrónica à música captada ao vivo.
O novo álbum sairá no próximo dia 8 de Fevereiro e o pianista já revelou um dos temas do alinhamento, “Memories of Nanzenji” que se pode ouvir aqui mesmo.