O pianista Mário Laginha sobe ao palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 6 de Fevereiro às 20h00, para um concerto especial em formato de piano solo. Os bilhetes custam entre 17,5€ e 20€.
Apesar de ser um formato raro na sua discografia, as prestações em palco completamente a solo têm sido rotineiras no longo trajecto de Laginha. Longe dos estúdios, é perante o público que o pianista explora com maior profundidade a sua linguagem musical, transformando concertos em verdadeiras viagens sonoras que reflectem o seu vasto leque de influências, do jazz e da clássica às sonoridades brasileiras ou africanas, tudo filtrado pela exigência de quem só partilha o que considera artisticamente relevante.
Com uma carreira que se estende para além de quatro décadas, Mário Laginha é um dos nomes mais conceituados da música portuguesa. Embora frequentemente associado ao jazz e à música improvisada — circuito para o qual contribuiu com inúmeros projectos, tanto na vertente de líder como de sideman —, o seu universo é muito mais amplo do que isso. Nesse rico e reputado percurso destacam-se a icónica parceria com a cantora Maria João, a fundação do seminal Sexteto de Jazz de Lisboa e um sem-número de colaborações com outros criativos da esfera nacional e internacional, como são os casos de Gilberto Gil, Wolfgang Muthspiel, Humanos, Luísa Sobral ou, mais recentemente, Rodrigo Correia, pavimentando um trilho que cruza fronteiras e géneros com uma sólida e reconhecida personalidade artística.