Marcos Best homenageia Zeca Afonso em “Voz de Abril”

“Eu tenho mais de vinte e tal / E um desejo bué normal. / Ter uma casa, uma família, / Tornar o meu sonho real.” A rima de Marcos Best, retrato das aspirações jovens no Portugal moderno, integra a mensagem social do videoclipe “Voz de Abril”, track-homenagem a Zeca Afonso que estreou hoje no âmbito das comemorações do 25 de Abril.

Com instrumental e trabalho de estúdio de Charlie Beats e scratch do DJ X-Acto, o vídeo é um alerta para precária situação vivida actualmente pelas gerações jovens, quando se soma mais de 40 anos da Revolução dos Cravos. Paralelamente, a música evoca a intemporalidade da figura e arte de Zeca Afonso pela sua importância na cultura portuguesa pré e pós-revolução e pela transmissão dos valores da liberdade entre todas as gerações.

“Esta música nasce do facto de eu, como MC, sentir a obrigação de tentar mostrar um pouco do grande Zeca Afonso ao Portugal que não o conhece e ao Portugal que o tem esquecido”, contou Marcos Best ao ReB. “Zeca Afonso sempre foi uma forte influência para mim pela sua musicalidade, mensagem e vida. Revejo completamente nas letras das suas canções pois, apesar dos anos terem passado e dos regimes terem mudado, os seus temas continuam atuais.”

“Voz de Abril” combina imagens de arquivo de manifestações antes e depois do 25 de abril com uma estética contemporânea muito ligada à cultura hip hop e às suas cinco vertentes – dança, DJying, graffiti e MCing. Combina ainda samples da música “Era de Noite e Levaram” de Zeca Afonso com rimas revolucionárias de Marcos Best.

Ao longo do vídeo também está visível um retrato artístico de Zeca Afonso produzido por Rowdy.

“Não aguento mais este cenário, ver pessoas tristes e abatidas que ano após ano comemoram o 25 de Abril sem questionar se foi para isto que os capitães saíram à rua”, desabafa Marcos Best. “O 25 de Abril ficou a meio e agora cabe a nós terminar a linda Revolução dos Cravos.”

Produzido em apenas três dias por Miguel Portelinha e Tiago Rodrigues, o videoclip da produtora MalAmados é um projecto sem fins lucrativos que será oferecido à Associação José Afonso.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team