pub

Publicado a: 03/11/2015

Mapa interactivo localiza as mais bem sucedidas editoras de hip hop

Publicado a: 03/11/2015

Matt Daniels da Polygraph criou mais um mapa interactivo centrado no hip hop. Depois de ter cartografado exaustivamente os rappers com mais vocabulário da história, desta vez o programador une esforços com Kevin Beacham da editora Rhymesayers para tratar toneladas de dados de vendas acumulados pela Billboard desde 1989 para traçar um retrato do sucesso empresarial no seio da cultura hip hop.

Deste mapa, pode dizer-se, resultam factos surpreendentes: é verdade que a histórica Def Jam, de LL Cool J ou Jay-Z, lidera a tabela, com 152 êxitos registados por 48 artistas. Mas a Young Money de Lil Wayne ocupa o segundo lugar do ranking, apesar de contar apenas com meia dúzia de anos de existência, com os seus 83 êxitos a serem repartidos apenas por 9 (!) artistas.

Outras editoras no top ten contabilizado pela Polygraph são a Roc-a-Fella, Jive, Bad Boy, Grand Hustle, Shady, Ruffhouse, Cash Money e Columbia. O que não deixa de ser um retrato impressionante: as mais bem sucedidas etiquetas da história hip hop são operações independentes ou de origem independente.

O mapa permite recolher também dados temporais e geográficos: a Young Money, apesar de ser baseada em Nova Orleães, e portanto longe dos centros decisores de Nova Iorque ou Los Angeles, tem conseguido ser a mais bem sucedida marca dos últimos cinco anos, muito graças às extraordinárias performances comerciais de rappers como Drake ou Nicki Minaj, Tyga e, claro, Lil Wayne.

O mapa conclui que a Young Money pode ser o último dos gigantes desta indústria que está a mudar. E Drake poderá estar mesmo de saída do catálogo: é que alguns dos maiores êxitos recentes, de Macklemore a Chance The Rapper ou Fetty Wap, são artistas independentes que cada vez mais evitam as ligações tradicionais a editoras.

Podem consultar o mapa interactivo aqui.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos