É já amanhã, 3 de Dezembro, que os Mantis levam o seu homónimo álbum de apresentação até ao Cosmos, em Lisboa, num evento com início marcado para as 21h e que terá ainda direito a um DJ set de Tonto no pós-concerto. As entradas custam 6 euros.
O quarteto é composto por Beatriz Duarte (flauta e electrónica), Raquel Pimpão (aka Femme Falafel, nos teclados), Francisco Nogueira (baixo) e André Abreu (bateria e percussão). Depois de se darem a conhecer ao mundo em Maio último com o single “Coral”, abriram-nos a porta para espreitarmos a totalidade do seu universo musical em Mantis, um trabalho homónimo de sete faixas editado de forma independente no passado dia 7 de Novembro.
Numa missiva enviada ao Rimas e Batidas, o conjunto traça um rápido perfil à luxuosa tapeçaria sonora criada para o seu álbum de estreia, com raízes muito bem definidas mas também com a audácia suficiente para não se deixar fechar em “caixas”. Os Mantis são “uma banda que se encontrou no jazz e se desencontrou dele sem perder o rumo. Abriram-se as portas para uma festa de sons. A ideia surgiu da fusão do groove com a harmonia e da vontade de tocar música que os inspirasse. Utilizando ferramentas do jazz e da improvisação, constroem uma narrativa sonora na qual trocam ideias estilísticas, guiando a audiência por melodias fantasiosas, ritmos sinuosos e caminhos heterodoxos.”