pub

Publicado a: 09/03/2016

O Mago: o rapper que promete trazer rimas mágicas para o hip hop nacional

Publicado a: 09/03/2016

[TEXTO] Ricardo Farinha [FOTO] Direitos Reservados

Natural das Caldas da Rainha, Elton Malta, com 28 anos, é O Mago, rapper que começa agora a dar os seus primeiros passos no hip hop nacional de uma forma mais séria. “A relação com o rap sempre se baseou em intermináveis sessões de freestyle pelas ruas da cidade. Uma cidade com MCs talentosos, produtores brilhantes, mas que provavelmente vão continuar anónimos. Dizem que as Caldas da Rainha é a cidade das artes, e realmente aqui a postura é criar sem pensar na divulgação. Criar pela satisfação de criar”, diz O Mago ao Rimas e Batidas, que nos obriga a pensar em nomes da cidade como DJ Ride ou o irmão Holly, Stereossauro, e o rapper Scorp, com quem O Mago já trabalhou.

Apesar de ter começado a rimar em 2004, só três anos depois é que teve mais exposição “ao participar numa compilação [Rosa dos Ventos] organizada pelo Scorp, alguns concertos, e ao partilhar na cidade a única maquete que não cingi à minha crew e amigos”.

“Passei alguns anos a criar projectos que nunca ficaram no ponto e terminaram com um shift+delete, e passei outros tantos em pausa no processo criativo. Já não queria ficar colado ao que tinha desenvolvido, queria surgir como tábua rasa”, explica-nos o rapper de 28 anos. “Em 2014 decidi começar a criar este projecto d’O Mago. A motivação foi imparável, porque o objectivo seria abordar temas que por natureza sinto necessidade de gritar ao mundo. Pela primeira vez comecei um projecto com a noção de que sairia à luz”. E porquê O Mago? “É a personagem que tem o poder do verbo, a lírica mágica, a capacidade de viajar para dentro do outro, e que apenas partilha a sua reflexão sem impor as suas perspectivas da vida, tão válidas como as opostas”.

O Mago tem como referências no rap nacional nomes como Sam The Kid, Canal 115, Dealema, Chullage, DJ Cruzfader e Allen Halloween, além de ser fã de artistas como Big Pun, Eminem, Wu-Tang Clan, The Prodigy, Inner Circle e Oliver Shanti. Mas não se fica por aí. Elton Malta tem gosto pela oratória e deixa-se influenciar pela capacidade retórica de Osho, Augusto Cury e Eduardo Galleano, “por mostrarem que a eloquência está em falar claro e dizer-se o que se acredita”. E um improvável: “Bruce Lee. Ele próprio ensina que a magia está na simplicidade de ser o que se é”.

O Mago promete vir sem nada nas mangas, com ilusionismos retóricos, truques de magia na ponta da caneta e da língua, e acaba de tirar da cartola o seu primeiro single de sempre, “Bola Mágica”.



“O mágico chegou!” O tema, com produção de ElimStik e scratch de Frizer, faz parte do EP A Farsa Ocidental, com lançamento previsto para Maio e que está a ser masterizado por Gustavo Carvalho (Poeta de Rua). O trabalho tem sete faixas com instrumentais de Produtivo, Ruka, David Ismael, além do já referido ElimStik. A única participação vocal é de Natica. “O encantamento está lançado.”


Gif Created on Make A Gif

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos