Este domingo, dia 25 de Janeiro, a Casa do Comum, em Lisboa, recebe uma performance de Luísa Gonçalves em torno do seu último trabalho Under Your Breath | solo piano works II.
Este mais recente registo discográfico, lançado pela Clean Feed em 2024, integra uma série de obras para piano solo e representa uma continuação natural do percurso que a artista iniciou com o álbum UNNO em 2020. Em declarações veiculadas num comunicado endereçado ao Rimas e Batidas, a pianista explica a essência do projecto: “Aprofundei neste segundo trabalho a solo o meu diálogo com o instrumento. O som que produzo e o que me é devolvido pelo piano é o elemento criador de cada peça”. Luísa Gonçalves descreve ainda o processo que a levou a este Under Your Breath como “um ciclo natural, espécie de brisa”, referindo que, quatro anos depois do seu trabalho anterior, “das coisas nascem coisas”. Após o lançamento em Paris e apresentações em cidades como Edimburgo e Basileia, é agora a vez de Lisboa acolher este recital intimista.
Luísa Gonçalves é uma pianista, compositora e improvisadora portuguesa cujo percurso se tem distinguido por uma busca pessoal e introspectiva pelo seu próprio som ao piano, com foco numa profundidade musical que, como afirma na sua biografia, “por vezes troca a eficiência pela necessidade de coerência consigo mesma”. Ao longo da última década, tem desenvolvido uma carreira singular onde linguagens eruditas se fundem com o jazz e a improvisação, tendo também colaborado com poetas e outros músicos. Paralelamente à sua carreira como autora e intérprete, destaca-se ainda no campo do ensino musical, sendo a primeira docente portuguesa acreditada pelo método Suzuki para piano.