pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Brito
Publicado a: 01/07/2019

Selo Room40.

Luís Fernandes sobre Demora: “É um recomeço no meu percurso como autor a solo”

Texto: ReB Team
Fotografia: Eduardo Brito
Publicado a: 01/07/2019

Demora é o primeiro álbum a solo de Luís Fernandes pela Room40. O disco, que sai a 26 de Julho, já pode ser vislumbrado através de “Fractured Harmony With Pulse”, tema disponível no Bandcamp.

Depois de lançar At the Still Point of the Turning World, projecto colaborativo com Joana Gama, pela editora australiana, e contribuir, ao lado de Pedro Augusto e Jonathan Saldanha, para o mais recente trabalho dos Black Bombaim, o músico bracarense “encosta” os alter-egos The Astroboy e Landforms e passa a assinar em nome próprio.

Num e-mail enviado para a caixa de correio do Rimas e Batidas, o membro de grupos como peixe:avião e La La La Ressonance (e director artístico do festival Semibreve e do espaço gnration) respondeu a três perguntas sobre “um disco especial por diferentes razões”.



Que disco é este e como o enquadras na tua obra?

É um disco especial por diferentes razões. É o primeiro onde assino com o meu próprio nome e, de certa forma, é um recomeço no meu percurso como autor a solo. Após 13 anos a trabalhar no domínio da música electrónica, surgiu naturalmente a necessidade de reorganizar mentalmente todas as experiências e vivências acumuladas e, com elas, voltar a moldar a minha música.

Qual o significado desta edição na Room40?

A Room40 é uma das editoras que me habituei a seguir com afinco e pela qual nutro enorme respeito e admiração. Não só pela impressionante leque de artistas que editaram ou editam, mas pela coerência estética e cuidado com a música que representam. A hipótese tornou-se mais natural depois de, no ano passado, por lá ter editado o At the Still Point of the Turning World, disco que partilho com a Joana Gama.

Vais apresentar o disco ao vivo? Em que formato e com que ferramentas?

Cada vez mais vejo os concertos como experiências que devem ser singulares e não necessariamente focadas num material em particular. Nesta fase estou mais focado no trabalho de composição em estúdio do que em actuar a solo, mas quando isso acontecer será com certeza criando material novo no momento, recorrendo aos meus sintetizadores, e cruzando-o com alguns elementos deste disco.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos