pub

Publicado a: 06/03/2016

Luaty Beirão critica Gabriel o Pensador por ter actuado em Angola

Publicado a: 06/03/2016

[TEXTO] Ricardo Farinha [FOTO] Direitos Reservados

A polémica entre Gabriel o Pensador e os activistas angolanos ainda não terminou. Não sabes do que estamos a falar? Vamos contextualizar. Na semana passada, vários activistas angolanos, entre os quais MCK, escreveram uma carta aberta a Gabriel o Pensador apelando a que o rapper brasileiro não atuasse no festival Sons do Atlântico, em Luanda, como forma de protesto contra o regime político angolano.

Gabriel o Pensador respondeu no dia seguinte através da sua página de Facebook : “Não me costumo manifestar sobre questões específicas de política local nos lugares onde passo, sejam países, como por exemplo Portugal em época de eleições, ou cidades e estados do Brasil, onde é comum pedirem-me apoio para esta ou aquela causa, em assuntos sobre os quais desconheço os pormenores e a história de cada um dos envolvidos”, defendeu-se Gabriel, que diz ter pouca informação sobre o caso do grupo de activistas angolanos que está preso desde Junho – actualmente em prisão domiciliária – onde se inclui o rapper Luaty Beirão. Ainda assim, Gabriel considera que as detenções foram “arbitrárias”. “Não me senti à vontade como estrangeiro para publicar algo sobre o assunto, na época da prisão deles, não sabia muito, não queria e não quero empunhar esta bandeira específica deste caso específico deste grupo específico de pessoas”.

[“Hoje eu tô feliz matei o presidente”]

Ontem surgiu a contra-resposta da parte de uma das faces mais visíveis de toda esta questão política-social que tem assolado Angola, sobretudo nos últimos oito meses: Luaty Beirão fez publicar na sua página não-oficial de Facebook um vídeo e um texto – que terá enviado para os administradores da página, onde acabou por criticar a decisão de Gabriel O Pensador: “Há uns dias foi abordado por um colectivo de cidadãos que lhe pedia que boicotasse o show como sinal de solidariedade aos presos de consciência que existem em Angola. Era um pedido um tanto ou quanto exigente e, sobretudo, que pecava por ser tardio. Ele respondeu. Não tinha de o fazer, mas fê-lo e com muita delicadeza, sobretudo aos que o atacaram mais ferozmente”, começa Luaty por explicar a situação, antes de começar a criticar o rapper brasileiro.

“No entanto, a forma como justificou o que não tinha de justificar foi um pouco decepcionante. Diz não conhecer os detidos o suficiente para tomar partido e isso até é compreensível. Mais difícil de compreender no entanto é como depois de oito meses de uma situação de gritante violação dos direitos humanos dos quais é acérrimo defensor, envolvendo cidadãos de um país que diz amar (alguns dos quais ‘parceiros’ de rimas), amplamente denunciado por instituições como a Amnistia Internacional (credível o suficiente mano Gaby?), por artistas de quem é amigo como o Boss AC e o Sérgio Godinho, e até por parlamentares do seu país, não mereça pelo menos um pouco mais de curiosidade da sua parte”, acusou o rapper que assina como Ikonoklasta.

“Que tenhas um bom show e que possas divertir e distrair aqueles que podem pagar para te ir ouvir. Que ao pronunciares naquele palco hoje as palavras de consciência e de amor ao próximo com as quais nos habituaste e pelas quais ficaste conhecido, elas não te soem a ti próprio um pouco mais vazias, um pouco mais sintéticas, um pouco mais estéreis, um pouco mais desadequadas e descontextualizadas do que é costume”, termina desta forma o texto, num tom claramente amargo.

Por seu turno, o vídeo mostra Luaty Beirão a ouvir o tema “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, do primeiro disco de Gabriel o Pensador, de 1993, e a mostrar que ainda tem a letra na ponta da língua. “Quis fazer este vídeo em homenagem a um artista que me inspirou a dar os meus primeiros passos no rap. Eu conhecia este disco de trás para frente. Hoje ele toca em Luanda pela quinta vez e diz amar Angola de tal modo que a tatuou no braço. Que bonito.”

Apesar de toda esta polémica, o concerto de Gabriel o Pensador no festival Sons do Atlântico aconteceu mesmo no sábado, em Luanda.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos