A Lovers & Lollypops comemora o seu 20º aniversário com um evento marcado para as Piscinas Municipais de Barcelos. No dia 13 de Setembro, sopram-se as velas a uma editora e produtora que tem ajudado a estabelecer pontes entre artistas, geografias e culturas. A festa decorre das 14h às 20 horas e as entradas têm o custo de 20 euros.
A celebração reconhece o legado de festivais como o festival Milhões de Festa e o Tremor, bem como os vários artistas que passaram pelo catálogo da label, mas também olha para frente, destacando vozes emergentes e colaborações inéditas. O cartaz reflecte essa dualidade, com o regresso dos lendários Lobster — ícones da cena independente dos anos 2000 — e a energia disruptiva de nomes como Hetta, um projecto cada vez mais firmado no pós-hardcore nacional, e La Família Gitana, mestres da fusão cigana, mostrando como a Lovers & Lollypops continua a ser um farol para a inovação musical.
A festa, batizada “A Lovers faz 20!”, é um manifesto de comunidade. O comunicado da editora fala nas “redes de vizinhança” — geográficas, afectivas e colaborativas — que expandiram a cena de Barcelos e a levaram a ecoar no país inteiro. Essa filosofia materializa-se no line-up do evento, em que constam também a Cremalheira do Apocalipse, que transforma rock em “profecia sonora”, a DJ Luísa Cativo, que mistura clubbing e activismo, e passando pela alquimia de Violeta Azevedo e Ariyouok, que une tradição e electrónica.