pub

Publicado a: 26/09/2016

Livro Tape Leaders cataloga os pioneiros da electrónica britânica

Publicado a: 26/09/2016

Ian Helliwell, músico, investigador, cineasta e inventor, é o autor de Tape Leaders – A Compendium of Early British Electronic Music Composers. O livro de 220 páginas vem acompanhado por um cd de 15 faixas recheado de música sobretudo inédita do universo aí mapeado.

O músico e escritor de Brighton há muito que investiga as particulares raízes da cultura electrónica britânica. Neste livro, enumera uma longa lista de pioneiros, de Daevid Aellen e dos Beatles aos White Noise e Peter Zinovieff, passando pelos Hawkwind ou por Roy Cooper e ainda Delia Derbyshire.

 


tape leaders


Em declarações à Wire, revista com que aliás Helliwell pontualmente colabora, o escritor explicou que a história da experimentação electrónica na Grã-Bretanha é indissociável da história da fita magnética: “A fita foi usada para muitos propósitos e ao mesmo tempo era o meio essencial que tornava a música electrónica possível desde o arranque dos anos 50 do século passado. À medida que os gravadores de fita se foram tornando mais acessíveis, isso inaugurou um campo de potencial experimentação para muita gente”.

 



O livro é organizado de forma enciclopédica, de A a Z, com classificações atribuídas pelo autor (“Commitment Factor” e “Obscurity Quotient”) e um perfil da carreira de cada autor abordado. Muitos dos autores abordados, como explica Ian Helliwell, eram meros curiosos que operavam à margem de cenas musicais estabelecidas e daí também a importância deste livro que finalmente coloca o seu trabalho até agora anónimo e pouco escutado em contexto.

O álbum de F.C. Judd, pioneiro britânico e mestre na manipulação de fita magnética, editado pela Public Information, Electronic Without Tears, foi responsabilidade de Helliwell que também assinou as notas de capa além de ter dado um contributo para o subsequente disco de remisturas, Interpretations on F.C. Judd, em que participavam nomes como Pye Corner Audio, Peter Rehberg ou Ekoplekz.

 



O CD que acompanha Tape Leaders é composto por 15 faixas de pioneiros como Tristam Cary, F.C Judd, Peter Zinovieff, Ralph Broome e outros. O livro inclui ainda muito material fotográfico de arquivo e preciosos recortes de imprensa da época. O disco pode ser adquirido através da Sound on Sound, que é também o selo responsável pela edição.

Abaixo excerto de Practical Electronica, filme experimental assinado por Ian Helliwell.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos