Este ano, o festival Lisboa Mistura decorre no Inverno e instala-se na capital portuguesa entre os dias 4 e 6 de Dezembro. Organizado pela Associação Sons da Lusofonia, o evento ocupará três espaços distintos da cidade com a proposta de seis concertos e um par de workshops.
A programação articula-se como um manifesto sensível sobre a resistência cultural e a preservação identitária. Pelo palco do Lisboa Mistura, que ficará instalado no B.Leza nos primeiros dois dias, vão passar o experimentalismo de Prétu, o hip hop pedagógico da OPA – Oficina Portátil de Artes ou a premiada cantora da Costa do Marfim, Dobet Gnahoré, em formado unplugged. A completar o cartaz musical estão os instrumentos tradicionais e os cantos seculares de Galandum Galundaina e os DJ sets de Palestinian Sound Archive e de Mãe Dela. Os bilhetes diários podem ser adquiridos aqui.
No último dia do Lisboa Mistura, o destaque vai inteiramente para a partilha de saberes. Às 15 horas, vão estar a decorrer dois workshops em diferentes locais e ambos de entrada gratuita: na Cozinha Popular da Mouraria, Mo’min Swaitat leva-nos numa viagem “Inside the Palestinian Sound Archive”, enquanto que no Centro Comunitário da Flamenga será Dobet Gnahoré a transmitir os conhecimentos sobre “Voz, Dança e Percussão” do seu país.