Lil Peep, new wave francês e Dorival Caymmi a representar a música no Doclisboa 2019

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Alex Reside

O Doclisboa – Festival Internacional de Cinema traz os documentários à capital. São 303 filmes a apresentar na 17ª edição do certame que, de 17 a 27 de Outubro, ocupa espaços como a Culturgest, a Cinemateca ou o Cinema São Jorge; a música tem lugar na secção “Heart Beat”.

Lil Peep, o meteórico e falecido rapper norte-americano, é o protagonista de Everybody’s Everything. Com sessão marcada para o dia 20 de Outubro, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, é um documentário da autoria de Sebastian Jones e Ramez Silyan, um “retrato íntimo” de uma das principais figuras do emo rap.

Está agendado para 19 de Outubro, no Grande Auditório da Culturgest, a exibição de The Cavern Club: The Beat Goes On (Christian Francis-Davies, Jon Keats) sobre a reconstrução da discoteca que começou como lar do jazz e se tornou a incubadora dos Beatles.



Nesse local, o new wave francês tem representação pelas mãos de Marc Dufaud e Thierry Villeneuve, no documentário sobre Daniel Darc. O vocalista da banda de culto Taxi Girl, que se libertou das lendas urbanas para recuperar o sucesso, pode ser conhecido a 26 de Outubro. Ainda a partir de França, o mundo das estrelas de rock femininas é explorado no documentário Oh Les Filles!, que passa no Cinema Ideal a 17 de Outubro (22h) e na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge (21h30).

A 25 de Outubro, na Sala 2 do Cinema São Jorge, o filme Mistérios Negros, de Pedro Lino (“uma viagem ao centro da terra” via Açores) vai ter exibição com acompanhamento musical ao vivo do compositor Philippe Lenzini. Na mesma sessão, segue-se a “cine-performance documental” de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, intitulada O Intendente é um Lugar Psicológico, que reconstitui o bairro a partir de memórias.

A história de um dos precursores da tropicália e da bossa nova merece exibição dupla, a 24 (pelas 21h30) e 25 (pelas 16h) de Outubro, no Grande Auditório da Culturgest. A segunda projecção de Dorival Caymmi – The Sounds of Life faz-se no dia da estreia de Felix in Wonderland, acolhido na Sala 3 do Cinema São Jorge, documentário de Marie Losier em torno do músico experimental Felix Kubin e o seu teclado Korg.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team