[FOTO] Direitos Reservados
O álbum de estreia dos Beastie Boys, Licensed to Ill, faz, dia 15 de Novembro de 2016, 30 anos e vai ter direito a uma sumptuosa edição de comemoração em vinil que estará disponível já a 14 de Outubro. No entanto, as pré-reservas já podem ser feitas online e em múltiplas opções.
Este foi daqueles discos que viriam a marcar a história do rap pela improbabilidade de, na altura, também haver três miúdos brancos, judeus, a fazer hip hop em Nova Iorque, uma cidade dividida que fez surgir movimentos culturais nos subúrbios. Michael “Mike D” Diamond, Adam “Ad-Rock” Horovitz e Adam “MCA” Yauch (falecido em 2012) mostraram, com Licensed to Ill, que a arte de cuspir rimas por cima de beats não era exclusiva da franja negra do Bronx.
Com uma raiz vinda do rock – ao invés do funk, disco, jazz ou boogie que se ia servindo de matéria-prima para as criações de outros artistas – os Beastie Boys rimavam por cima de samples de guitarras e baterias que iam buscar a discos dos Led Zeppelin, AC/DC, Steve Miller Band, The Clash ou Black Sabbath, que punham a tocar juntamente com Bo Didley, Kook & The Gang ou Doug E. Fresh e Slick Rick. Consta que é um álbum que terá mais de 100 samples.
“Hold It, Now Hit It” foi o primeiro single a ser extraído de Licensed to Ill, que viria a tornar-se no primeiro LP de rap a chegar a número um na tabela de discos da Billboard e até hoje terá vendido mais dez milhões de cópias nos EUA. “(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)” foi, ainda assim, o tema que ficou mais conhecido.
Aqui fica o alinhamento da edição comemorativa de 30 anos de Licensed to Ill: