Legowelt edita álbum feito a partir de sintetizador que ele mesmo construiu

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTOS] Direitos Reservados

Current Explorations in Star Synthesis é o título do mais recente lançamento de Legowelt, assinado como Star Shepherd. O irrequieto Danny Wolfers, produtor holandês que assume inúmeras identidades, fez saber durante o último Verão que tinha construído um sintetizador “a partir de velhos pedais de efeitos para guitarra, caixas de equalização, um pequeno rádio de onda média e um teclado Casio 403 de 1981”.

 



O criativo produtor que também assina as pinturas com que ilustra boa parte dos seus lançamentos na Nightwind Records é igualmente um inventor e um técnico de electrónica: “A secção do oscilador é feita de Pitchshifter/Harmonizers/Sub Octavers e de um pedal de equalização gráfica para criar tons harmónicos complexos — transformados (NR: no original, Wolfers usa a palavra “transmorphed”) a partir dos simples sons gerados pelo Casio. O som depois segue por uma série de delays analógicos, reverbs, tremolos e vibratos alterados (que assumem o papel de fontes LFO) e pedais wahwah que trabalham como filtros. O rádio de onda média desempenha o papel de gerador aleatório de ruído. E há também um sequenciador de teclado simples feito de um pedal de loops”.

Desta máquina “simples”, baptizada depois de uma consulta aos fãs no Twitter como Star Shepherd, Danny Wolfers consegue extrair sons ambientais extremamente evocativos, como se pode perceber pelo vídeo que disponibilizou no YouTube quando estava a apresentar a sua criação ao mundo.

 



Foi então com este sintetizador montado em casa – que já mereceu t-shirt própria e tudo — que Wolfers criou o seu mais recente lançamento na Nightwind, o já referido Current Explorations in Star Synthesis, disponibilizado em cassete e em versões digitais através da sua página do Bandcamp.

Trata-se de mais uma envolvente deriva ambiental em que, a exemplo de outros registos no passado, Legowelt dedica toda a sua atenção a explorar a personalidade de um único sintetizador.

Wolfers, entretanto, tem a caminho mais um par de edições que deverão chegar à sua página Bandcamp e a lojas como a holandesa Clone dentro das próximas semanas: durante a última edição do Amsterdam Dance Event (ADE), Legowelt teve uma pop up shop em Amesterdão em que disponibilizou quantidades limitadas de cassetes de Current Explorations…, mas também de De Diepe Hereld, trabalho assinado como Audio Sport 8 e descrito como “fuzzy 808 electro”, e The Land Is Entranced With Peace, registo assinado em nome próprio que, esclarece o próprio produtor, resulta de uma banda sonora que criou ao vivo para o filme Fata Morgana de Werner Herzog.

 


Rui Miguel Abreu

Rui Miguel Abreu

Crítico musical desde 1989, Rui Miguel Abreu escreve atualmente para a Blitz e integra a equipa da Antena 3. De vez em quando também gosta de tirar o pó aos discos e mostrá-los em público.
Rui Miguel Abreu