Leaving Records lança cassete tripla de Laraaji

[FOTO] Stones Throw

 

A mesma Leaving Records, etiqueta associada da Stones Throw, que já nos deu trabalhos em cassete de gente como Ras G ou Knxwledge, oferece agora uma nova e espantosa entrada no seu catálogo: uma tripla cassete de título All In One Peace que reúne três seminais trabalhos de Laraaji: Lotus Collage de 1978, Unicorns in Paradise de 1981 e Connecting the Inner Healer de 1983.

No caso do primeiro trabalho, trata-se de um documento precioso que precede a “descoberta” de Laraaji por Brian Eno que famosamente editou o seu Day of Radiance em 1980. A música de Laraaji viaja entre dimensões e certamente explora várias vezes o espaço entre as dimensões acústica e electrónica. Usando sobretudo a cítara (instrumento de cordas de aço percutidas, diferente da sitar indiana), mas processando o seu sinal através de amplificação electrificada e efeitos, o músico utiliza ainda teclados simples como o Casiotone MT-70 (bastante presente em Unicorns in Paradise) para construir as suas paisagens de luz e paz.

New age da mais elevada estirpe que na sua forma original, entre finais dos anos 70 e inícios dos anos 80, era muitas vezes distribuída, precisamente neste formato da cassete. A Leaving Records oferece estes três títulos numa única caixa e também em formato digital, algo que levou o próprio Laraaji, que há um par de anos se apresentou com Sun Araw num fantástico concerto no Teatro Maria Matos, a comentar que ter a música a mover-se para novas dimensões que nunca sonhou existirem é uma benção adicional.

Benção, de facto, sobretudo para os nossos ouvidos.

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team