O Halloween de 2019 já dá que falar: La Zowi e Ms Nina vão “assombrar” o Theatro Circo, em Braga, no dia 31 de Outubro.
Ao Rimas e Batidas, a organização do Theatro Circo antecipa “uma noite bem diferente” daquilo a que estamos habituados a encontrar nesse celebrado espaço bracarense. Trap e raggaeton são dois condimentos pouco ou nada usuais na programação da sala, que para o evento de Halloween se vai “mascarar” de uma gigante pista de dança.
La Zowi é o projecto musical de Zoe Jeanneau, artista hispano-francesa sediada em Madrid, cujo trajecto começa em 2013 com o colectivo PXXR GANG, também conhecido por Los Santos. Influenciada pelos universos da música latina e africana — entre os quais o flamenco, que na sua música desempanha um papel de destaque — a MC estreou-se a solo há três anos e tem vindo a construir um catálogo que empodera a imagem da mulher no século XXI, com temas como “Obra de Arte”, “Bitch Mode” ou “No Lo Ves” a afirmarem-se como verdadeiros hinos da cena trap em Espanha. Editado em 2018, Ama de Casa foi o seu trabalho de estreia, carimbado com o selo da La Vendicion, a editora que gere e na qual residem os talentos de artistas emergentes como Flynt Hustle ou Yung Beef.
Quem também viu no país nosso vizinho um espaço para fazer crescer a sua arte foi Ms Nina, uma jovem cantora natural da Argentina que representa a nova escola do raggaeton através de uma das suas mais recentes ramificações — o neoperreo. A sua carreira tem os primeiros passos no YouTube, plataforma que acolheu os seus vídeos e canções iniciais, gravados de forma caseira mas com um alcance digno de registo. A hispano-argentina tem vindo a colaborar com Khaled, La Favi, Bad Gyal ou até La Zowi e lançou recentemente a sua mixtape de apresentação — Perreando por Fuera, Llorando por Dentro consta agora no catálogo da Mad Decent, do produtor norte-americano Diplo.