pub

Publicado a: 11/09/2016

Keso: “KSX2016 é um disco de Inverno e quer-me parecer que este será o seu”

Publicado a: 11/09/2016

[FOTO] André Henriques

 

Depois do lançamento em Maio, agora é altura de KSX2016 conhecer os sabores dos palcos. O rapper Keso já o tocou num par de ocasiões, mas (quase) findado o período de Verão, o álbum tem muitas vidas-extra em concertos. Keso tem datas anunciadas para Setembro no Porto e também na zona de Lisboa – primeiro no NOS em D’Bandada, dia 17 de Setembro (Praça dos Poveiros), descendo, na semana seguinte, até à capital: dia 23 em formato DJ set de rap tuga no bar O 36, no Bairro Alto, e no dia seguinte, 24 de Setembro, no festival Iminente, em Oeiras.

Em conversa com o Rimas e Batidas sobre esta jornada de actuações, o rapper começa por dizer que, “estes dois últimos meses não têm sido muito mexidos”, porém, a partir de Setembro, “a coisa está a ficar interessante”. “Quer-me parecer que o KSX2016 é um disco de Inverno e que este será o seu”, confessa. Por tudo aquilo que diz e conta, este é um álbum muito marcante na vida e na obra de Keso, que diz receber “muitas mensagens de carinho e apoio por parte dos ouvintes mais antigos e dos recentes”. “Estou sempre ansioso pela próxima oportunidade [de tocar]. O KSX2016 tornou o meu repertório em algo muito concreto e eficaz. Permite-me juntar as músicas de trabalhos anteriores aos temas do disco e criar toda uma onda de altos e baixos sem perder o fio. Parece que os temas antigos complementam e enfatizam os novos. E vice-versa. É muito bom sentir isto num espectáculo. E é um alívio, sem dúvida, poder olhar para o repertório e saber que em momento algum tenho aquele tema manhoso, enche-saco, enche-tempo, que tantas vezes desvirtua as actuações das bandas com hype.”

Quanto aos concertos agendados para breve, Keso adianta que vai fazer os espectáculos da forma a que está “habituado”, acompanhado de guitarrista e DJ, “naquele registo mais intimista e teatral” – a personagem vive no actor e o actor na personagem, dizemos nós. Keso confessa que gostava de poder fazer “um espectáculo com todos os músicos em palco, a interpretar os temas como foram feitos em estúdio, com a real roupagem melódica e épica” com que imagina as suas canções.” Infelizmente, as remunerações ainda não me permitem avançar para um tipo de espectáculo ideal. Sei que talvez isso nunca venha acontecer, mas, sei também, que vou continuar a lutar para levar o concerto mais perto daquilo que imagino.” No fundo, “sem grandes expectativas, continuar a criar expectativas”.

Mas as novidades não se ficam por aqui. O ano ainda tem muito para dar e Keso mais material para nos entregar, como “o primeiro videoclipe” é um já prometido “disco de remisturas” feito por artistas que o rapper aprecia muito e “maioritariamente amigos”: alguns produtores de rap, outros compositores de outros géneros. “Mas posso avançar já com alguns nomes: dB, Minus, Sair, Raez e Roger Plexico. A outra metade prefiro não revelar para já. Até porque tenho uma série de ideias engraçadas para realizar com este lançamento.”

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos