Kendrick Lamar abre-nos as portas de Bompton

[FOTO] Kevin Winter/WireImage

A Noisey, plataforma digital da marca Vice que tem focado atenções na música e, obviamente, prestado generosa atenção ao universo de hip hop, concluiu a apresentação em seis partes de Bompton, um documentário sobre a zona de Compton afiliada aos Bloods de onde emergiu Kendrick Lamar. O rapper recentemente distinguido com 5 Grammys e que tem programada passagem pelo Super Bock Super Rock é aliás a figura condutora desta viagem ao coração de Compton.

O supremo interesse de Bompton reside no facto de ser, por um lado, uma chave essencial para se descodificar o universo lírico de K-Dot, mas também por nos oferecer uma visão crua do impacto da cultura de gangues na população que reside em Compton, uma área intimamente ligada à cultura do hip hop da costa oeste dos estados Unidos e que gerou, entre tantos outros nomes, projectos como os N.W.A. ou The Game. E Kendrick Lamar, claro está, que fez aliás questão de vincar essa ligação a Compton quando terminou a sua actuação nos Grammys com a sua silhueta recortada em frente de um mapa de África com uma única palavra incrita: “Compton”.

A série é apresentada pelo jornalista Zach Goldbaum e produzida por Andy Capper. A Noisey cita Snoop Dogg como parte do impulso para terem dedicado esta série a Bompton: “se eu fosse vocês e tivesse uma câmara”, disse o rapper, “iria a uma pequena cidade chamada Bompton. É Compton, mas onde os Bloods estão. E os Bloods põem um B em frente de tudo, por isso é Bompton”.

Depois de terem dedicado documentários a Atlanta e Chicago, investigando as cenas trap e drill, a Noisey mergulha agora noutra zona problemática da América que é igualmente um viveiro de criatividade, sublinhando portanto como em condições adversas pode nascer alguma da mais intensa arte.

A partir de 1 de Março os comnteúdos da Noisey vão passar a ser emitidos na Viceland, canal de TV da Vice. Mais informações sobre a Viceland aqui.

 

 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team