Kaytranada e muito mais na primeira semana de Red Bull Music Academy em Montreal

[FOTO] Karel Chladek/RBMA

A edição 2016 da Red Bull Music Academy está neste momento a decorrer em Montreal, Canadá, até ao próximo dia 28 contando com uma já por aqui relatada representação nacional. E como sempre acontece quando a RBMA assenta arraiais numa cidade, muitas têm sido as actividades – entre DJ sets, concertos, palestras, exposições e demais iniciativas – que têm animado a vida cultural da principal cidade do Quebec.

O recentemente premiado Kaytranada – distinguido com o Polaris há algumas semanas – foi um dos convidados para o famoso sofá das palestras, tendo estado à conversa com a jornalista Anupa Mistry sobre o seu percurso artístico, tendo aproveitado a oportunidade para falar longamente sobre as suas influências – de Madlib e J Dilla aos novos ritmos do afrohouse -, processos criativos, ferramentas tecnológicas – continua a programar baterias no FruityLoops! –  ou o papel das redes sociais na gestão da sua carreira – o twitter, defende o produtor, é uma óptima maneira de contactar artistas com quem se deseja colaborar.

 



Mike WiLL Made-It, o produtor por trás de “Formation” de Beyoncé, por exemplo, foi outro dos convidados para as lectures com que a RBMA procura inspirar e estimular as dezenas de participantes convidados um pouco por todo o globo para em dois períodos de duas semanas cada experimentarem a vertigem do universo criativo da música. O líder da EarDrummers Entertainment falou sobre Gucci Manne, sobre alguns dos hits que criou e defendeu que “Black Beatles” dos Rae Sremmurd pode transformar-se num futuro clássico.

 


https://www.youtube.com/watch?v=gnVUR4ddPTk


Os primeiros 70 participantes de cerca de quatro dezenas de países chegaram a Montreal no passado dia 24 de Setembro e desde então já tiveram oportunidade de assistir a palestras de gente tão diversa quanto Iggy Pop, Kardinal Offishall ou The Black Madonna que também assinou um concorrido DJ set. Dam-Funk foi outro dos DJs que integrou uma primeira semana de intensa actividade que contou ainda com passagens pelos pratos de gente como Gary Chandler, Just Blaze ou Venetian Snares. Tim Hecker foi outro dos convidados a sentar-se no sofá para partilhar experiências de vida artística e também se apresentou ao vivo. Houve oportunidade para oferecer a incrível experiência de patinar enquanto se ouve música, mas ao invés de patins de rodas como aconteceu com edições anteriores animadas por gente como Moddymann, em Montreal e fazendo justiça a tradições locais patinou-se no gelo sobre o boogie seleccionado por Dam-Funk.

Poderão conferir aqui um report fotográfico detalhado da primeira semana de intensas actividades na Red Bull Music Academy. Abaixo uma foto de Maria Jose Govea (uma das repórteres de serviço na Academia e com um nome que parece revelar ascendência portuguesa) que documenta uma sessão de estúdio do participante canadiano Sayge e do português UhAhUh.

 


20160925_RBMA_MTL_MG_3938_res.45f79d85


 No canal dedicado da Red Bull Music Academy Radio podem ouvir-se vários conteúdos referentes à edição 2016 da Academia em Montreal.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team