pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Norman Wong
Publicado a: 10/07/2025

A nova temporada arranca no final do Verão.

Kara-Lis Coverdale, Rafael Toral, Três Tristes Tigres ou Fennesz passam pela Culturgest entre Setembro e Janeiro

Texto: ReB Team
Fotografia: Norman Wong
Publicado a: 10/07/2025

A Culturgest, em Lisboa, já prepara o alinhamento para os últimos meses deste ano e o arranque do próximo, com uma nova temporada programática a ter arranque em Setembro.

O primeiro destaque, dia 30 de Setembro, é o cine-concerto “Naquele Dia em Lisboa”, onde Matthew Herbert e Daniel Blaufuks resgatam imagens raras de 1940 para criar uma meditação sobre memória e exílio durante a Segunda Guerra. Já em Novembro, o lendário Hermeto Pascoal passa pelo palco da capital portuguesa com a sua orquestra de sons improváveis, como o verdadeiro “bruxo” sonoro que é, misturando o jazz com linguagens tradicionais do Brasil.

A electrónica transcendental de Kara-Lis Coverdale (26 de Novembro) e o mosaico audiovisual de Fennesz & Lillevan (4 de Dezembro) completam a oferta de experiências imersivas — From Where You Came (2024), de Coverdale, é descrito como “música contra o tempo”, uma obra que flutua entre o orgânico e o digital, enquanto Mosaic (2024) une a guitarra e os apetrechos electrónicos de Fennesz às projecções visualmente poéticas de Lillevan, criando um fluxo de estados quase oníricos.

A fechar o ano, os portugueses Três Tristes Tigres (18 de Dezembro) e Rafael Toral (21 de Janeiro) trazem propostas distintas: o primeiro explora a fusão entre teatro e música, e o segundo, com “Traveling Light”, uma peça concebida para a Bienal de Veneza, navega entre o jazz cósmico e a ambient music, consolidando seu legado como pioneiro da música experimental nacional.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos