pub

Publicado a: 10/11/2015

Kap apresenta single “-1a+” do disco de estreia

Publicado a: 10/11/2015

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [ARTWORK] Riça JL

O Porto é pródigo em criar fenómenos singulares para o universo hip hop português e José Poças parece ser o próximo nesta linha. Kap descreve-se como um “gajo de Gaia que normalmente prefere arriscar do que se conformar devido ao medo de falhar”. Do Nada Nasce Tudo é o primeiro longa duração do artista de 20 anos, vem no seguimento da mixtape 16 Anos Acumulados e dos EPs Sobrenada e Difícil de Ser Encontrado, e estará disponível a partir de 17 de Novembro nas plataformas digitais.

O vídeo do single “-1a+”, que sucede a “As Costas“, lançado há um mês, é provocação, lê-se no manifesto escrito pelo artista. “E qual é que é mesmo a nossa tarefa? Quais deveriam ser as nossas prioridades? A música em todos os aspectos (composição, sentimento, como soa) e, eventualmente, o ‘vídeo’. Não pretendo lutar contra a existência dos videoclipes, mas sim afirmar que a existência deles não deve ser vista como essencial. A minha música já tem uma imagem, só é preciso ouvi-la. Unicamente ouvir e dar azo à imaginação. Por isso, ao dar uma imagem a “-1a+”, dou-lhe a cor que eu vejo quando a ouço (graças à minha sinestesia), influenciando minimamente na imagem que o público cria dela”.

Todas as vertentes do álbum são controladas pelo artista que demonstra que sabe para onde quer ir. “Na parte criativa, produção e escrita, só faz sentido que as coisas saiam desta forma, por ser a minha arte. Na parte técnica também, por ser o que eu estudo. Talvez também tenha sido assim por eu sentir que as minhas ideias só soam bem dentro da minha cabeça, o que torna natural para mim este controlo total. No futuro vejo-me a tomar sempre conta do lado criativo, e talvez seja capaz de entregar as misturas a alguém em quem confie o suficiente para tal, mas também não me custa nada fazê-lo”.

O álbum é lançado através da editora Biruta Records, que conta com artistas como Corona, Minus ou Ollgoody’s. “A ligação aconteceu graças ao dB e ao Logos, a malta dos Corona. Eu já acompanhava alguns lançamentos da Biruta desde Ollgoody’s, que foi praticamente o início, mas nunca me tinha passado pela cabeça sequer aliar-me a alguém para lançar o disco. Quando acabei a masterização mandei o álbum ao dB por cortesia (ele costuma mandar-me os projectos dele) e ele achou que o disco tinha potencial e que me podia ajudar em alguma coisa. Mostrou-o ao Rui Correia, da Biruta, e ele achou que valia a pena perder tempo comigo, e cá estamos”, disse o MC e produtor ao Rimas e Batidas.

O álbum ganhará forma física no dia 20 de Novembro, dia em que acontece a primeira apresentação ao vivo no Armazém do Chá. Lisboa também terá oportunidade de ver Kap no dia 28 de Novembro no Mercado de Música Independente. Antes disso, a 17 de Novembro, sai o álbum em formato digital, sendo que as pré-encomendas já estão abertas no Bandcamp da Biruta Records.

kap_do_nada_nasce_tudo_artwork_rica_jl

pub

Últimos da categoria: RBTV

RBTV

Últimos artigos