pub

Publicado a: 25/05/2017

Kanye West é mais relevante do que William Shakespeare?

Publicado a: 25/05/2017

[FOTO] Direitos Reservados

Oxford Union Society organizou uma discussão em torno da relevância presente de Kanye West por oposição à do histórico escritor William Shakespeare. O clube de debate da reputada instituição universitária inglesa não quis apenas deixar a discussão de ideias só nas mãos dos alunos e convidou uma série de nomes para defenderem os diferentes lados da barricada: do lado da defesa, contaram-se Ossian Ward, Jensen Karp e Big Narstie, MC de grime; do lado da oposição, ouvimos Justin Hunte (HipHopDX), o poeta Anthony Anaxagorou e a professora Elizabeth Schafer.

Antes de se dirigirem ao YouTube, podem ler a transcrição de pequenos excertos dos dois lados da “barricada”. O primeiro argumento na defesa de Shakespeare pertence a Hunte: “Todo o tipo de palavras foram dedicadas a dizer todo o tipos de coisas sobre o Sr. Kanye West. Eu acabei de utilizar 37 palavras e frases criadas por William Shakespeare no meu segmento de abertura e, como o bom senhor Big Narstie poderá dizer, ‘A maioria das pessoas, elas não sabem‘.”

Ward, “o homem a quem Yeezy deve 300 dólares”, defendeu o rapper e produtor desta forma: “Kanye West sabe sobre branding. Em 2017 a forma como apresentas a tua marca é tão ou mais importante para a tua relevância e sucesso do que a própria arte.”

Num ambiente leve e saudável, os argumentos, como podem ver nos vídeos em baixo, foram diversificados e serviram para colocar frente-a-frente duas realidades que, muito raramente, se encontram. No final, Shakespeare foi considerado mais relevante. No entanto, o grande vencedor acabou por ser o hip hop, género tantas vezes desconsiderado como veículo de elevação da língua devido à sua ligação tantas vezes sublinhada (e talvez mais vezes incompreendida) ao vernáculo das ruas.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos